quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioDestaquePríncipe da Arábia Saudita manifesta apoio ao Irã e acusa Israel de...

Príncipe da Arábia Saudita manifesta apoio ao Irã e acusa Israel de ‘genocídio’

Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, acusou Israel de praticar “genocídio coletivo” na Faixa de Gaza. Além disso, manifestou apoio ao Irã.

De acordo com o jornal The Times of Israel, Salman criticou o Estado judeu durante uma reunião de líderes de nações islâmicas. O encontro ocorreu na última segunda-feira, 11, em Riad, capital saudita.

“Afirmamos que os crimes contínuos de Israel contra pessoas inocentes, sua persistência em violar a santidade da abençoada Mesquita de Al-Aqsa e sua detração do papel central da Autoridade Nacional Palestina em todos os territórios palestinos minarão os esforços voltados para obter os direitos legítimos do povo palestino e estabelecer a paz na região”, acusou o herdeiro da família saudita.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei | Foto: Divulgação/Ali Khamenei

O príncipe também disse que a comunidade internacional deve “obrigar Israel a respeitar a soberania do Irã”. Salman fazia menção à resposta bélica dos judeus aos iranianos e a outros grupos terroristas, apoiados por Teerã.

As declarações de Salman surpreenderam a mídia, visto que a Arábia Saudita adotou uma postura mais isenta ao conflito desde o mais recente ataque terrorista do Hamas, no dia 7 de outubro de 2023.

Arábia Saudita exige a criação de um Estado palestino, em troca de relações diplomáticas com Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que estava em negociações com a Arábia Saudita para criar uma relação diplomática. Os sauditas, no entanto, exigiam a criação de um Estado palestino em troca.

Hezbollah Líbano bombardeio Israel
Guerra contra o Hamas se estendeu também para o Líbano, para se defender do grupo terrorista Hezbollah | Foto: Irna/Fotos Públicas

Apesar da pública manifestação pró-Irã, a Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, é uma inimiga geopolítica declarada dos iranianos. Em 2023, os árabes e os persas retomaram os laços depois de sete anos de ruptura, em uma conversa mediada pela China.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui