sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologia"Primos" do Stonehenge são descobertos na Inglaterra

“Primos” do Stonehenge são descobertos na Inglaterra

A Inglaterra, especialmente a região sudoeste do país, abriga diversos monumentos neolíticos e outras estruturas misteriosas. A mais recente descoberta é de dois círculos feitos com pedras e que datam de 5 mil anos atrás.

Segundo pesquisadores liderados por Alan Endacott, a identificação das estruturas reforça a ideia de que povos pré-históricos construíram um “arco sagrado” em torno de terras altas na região durante o período Neolítico. Estes monumentos ainda seriam “primos” do icônico Stonehenge.

Estrutura pode ter sido erguida pelos construtores do Stonehenge

Uma das estruturas recém-descobertas é chamada de círculo de Dartmoor. Ela é semelhante em tamanho e características de construção à parte central do Stonehenge, que foi erguida na mesma época, mas cerca de 160 quilômetros a nordeste.

Círculo de pedra localizado na Inglaterra segue padrões usados na construção do Stonehenge (Imagem: Alan Endacott)

A análise dos materiais sugere que várias pedras do monumento mais famoso vieram de outros locais. Por isso, a teoria apresentada pela equipe é que os construtores de Stonehenge também podem ter sido os responsável pelo círculo de Dartmoor.

A estrutura consiste em cerca de 20 pedras colocadas “em pé”, cada uma com um metro de altura, e na forma de um círculo medindo 40 metros de comprimento e 33 metros de largura. Estudos ainda indicam que havia mais pedras no local, mas muitas desapareceram com o passar do tempo.

Leia mais

Arqueólogos localizaram as estruturas misteriosas na Inglaterra (Imagem: Alan Endacott)

Estrutura pode ter sido parte de entrada para local sagrado

  • O outro círculo de pedra recém-descoberto fica a cerca de 1,6 km ao norte do círculo de Dartmoor e foi apelidado de “Muralha do Irlandês”, em homenagem a característica da terra da região.
  • Apenas cerca de seis pedras ainda estão preservadas, mas estão encobertas pela vegetação.
  • Por isso, foi necessário usar diversos aparelhos tecnológicos para mapear a estrutura.
  • Ao analisar a disposição geográfica de cada um dos círuclos, os pesquisadores concluíram que há evidências de que a “Muralha do Irlandês” tenho feito parte de uma entrada para o que era considerada uma área sagrada no passado.
  • As informações são do Live Science.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui