segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologiaPrimeiro voo comercial do foguete Ariane 6 é adiado

Primeiro voo comercial do foguete Ariane 6 é adiado

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, em julho deste ano aconteceu o primeiro voo do foguete Ariane 6, da Agência Espacial Europeia (ESA). Naquela ocasião, o veículo estava fazendo apenas um teste, em uma missão de demonstração de capacidade.

Algum tempo depois, a ESA informou que o primeiro voo comercial do novo foguete seria em dezembro – o que acaba de ser adiado, de acordo com a Arianespace, desenvolvedora da espaçonave.

Em um comunicado, a empresa anunciou que o lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre de 2025, a partir de meados de fevereiro. A primeira missão comercial do Ariane 6 vai transportar um satélite de reconhecimento para os militares franceses.

Foguete Ariane 6 decolando durante primeiro lançamento, em 9 de julho de 2024. Crédito: ESA

Não foram especificados motivos diretos para o adiamento. Na nota, é mencionado apenas que “um pequeno número de desvios” foi detectado nos dados do lançamento inaugural. A Arianespace assegura que esses pontos foram compreendidos e estão sendo corrigidos.

Segundo a empresa, os estágios central e superior do foguete permanecem nas fábricas na França e na Alemanha, com previsão de transporte em breve para a Guiana Francesa, onde ocorrerá o lançamento.

Martin Sion, CEO da ArianeGroup, contratante principal do Ariane 6, revelou que milhões de dados do primeiro voo foram analisados e ajustados para assegurar a qualidade do desenvolvimento do novo lançador europeu de carga pesada, projetado para todas as órbitas.

Embora a Arianespace não tenha divulgado as datas exatas para os lançamentos futuros, Steven Rutgers, diretor comercial da empresa, disse em uma entrevista coletiva concedida em setembro que espera realizar seis voos do Ariane 6 no ano que vem.

Missões que aguardam o foguete europeu Ariane 6

O foguete Ariane 6 representa a evolução do bem-sucedido Ariane 5, que desempenhou um papel crucial para a Europa ao longo de 27 anos. De 1996 até 2023, o veículo realizou 117 lançamentos, sendo 112 bem-sucedidos. Foi ele, por exemplo, que enviou o Telescópio Espacial James Webb (JWST) para o espaço no Natal de 2021.

Desenvolvido pela francesa Arianespace, o Ariane 6 será mais alto, porém mais leve, e cada lançamento será mais acessível em comparação ao antecessor.

ariane 5
O foguete Ariane 6 vai substituir o Ariane 5 – que aparece na imagem acima em seu último lançamento. Crédito: ESA

A ESA tem uma série de missões emocionantes programadas para o Ariane 6. Uma delas será o observatório de última geração PLATO (sigla em inglês para Trânsitos Planetários e Oscilação das Estrelas), que buscará mundos habitáveis ao redor de estrelas semelhantes ao Sol, que está programado para ser lançado em 2026. 

Uma missão relacionada, porém menor, é a Pesquisa de Deteção Atmosférica Remota Infravermelha em Exoplanetas Grandes (ARIEL, na sigla em inglês), que dedicará seu tempo ao estudo das atmosferas de cerca de mil mundos conhecidos fora do Sistema Solar, aproveitando os avanços realizados pelo Webb.

O ARIEL tem lançamento previsto para 2029, juntamente com a missão complementar Interceptor de Cometas, uma espaçonave que permanecerá estacionada no espaço, afastada da Terra. Assim que um cometa vindo dos confins do Sistema Solar (ou até mesmo um objeto interestelar) se aproximar, ela será ativada para interceptá-lo e estudar esse corpo ainda desconhecido. Uma missão verdadeiramente única.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui