Astrônomos descobriram o primeiro sistema triplo de um buraco negro, que consiste no buraco negro, na estrela da qual ele se alimenta, e em outra estrela que mantém uma distância cautelosa para não ser devorada.
O sistema em questão é V404 Cygni, localizado dentro da Via Láctea, há cerca de 8.000 anos-luz da Terra. Ele já havia sido bem estudado por cientistas e, mesmo assim, ainda era considerado um sistema binário, formado pelo buraco negro e sua estrela vítima. A descoberta, publicada na revista Nature na quarta-feira (23), ocorreu por acaso.
“Essa descoberta foi apenas um feliz acidente, na verdade! Eu estava apenas olhando para uma foto de V404 Cygni e percebi que ele estava em um triplo”, disse Kevin Burdge, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e líder do estudo em entrevista ao portal Space.com.
“O que descobrimos então é que o buraco negro em V404 Cygni provavelmente nasceu sem um impulso natal”, explicou ele.
O fato de uma segunda estrela fazer parte deste sistema indica que o buraco negro deve ter tido um processo de nascimento mais “suave” do que o normal, ou a estrela teria sido lançada para longe com a energia liberada durante sua formação.
“Este sistema é super empolgante para [entender] a evolução de buracos negros, e também levanta questões sobre se há mais triplos por aí”, falou Burdge.
Como um buraco negro cresce? Cientistas revelam “ingrediente secreto”