domingo, julho 7, 2024
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Primeiro posto de hidrogênio é aberto nos EUA

O hidrogênio é especulado como uma das energias do futuro há algum tempo. Dessa vez, a empresa FirstElement Fuels deu um passo concreto em direção a isso: inaugurou a primeira estação de abastecimento de hidrogênio em grande escala para caminhões pesados no mundo. O empreendimento fica em Oakland, nos Estados Unidos, e promete carregar um tanque inteiro em apenas 10 minutos.

Posto de gasolina… só que de hidrogênio

O “posto de gasolina”, na verdade, abastece os caminhões com hidrogênio. Ele fica em uma localização estratégica, perto do porto de Oakland, e está convidando o público para demonstrações. 30 unidades do caminhão Hyundai Xcient e outros da empresa Nikola já usam o posto com frequência.

A FirstElement Fuels promete que as bombas de hidrogênio enchem os tanques em apenas 10 minutos. Nesse ritmo, seria possível abastecer 200 veículos por dia.

A inauguração foi realizada nesta semana com a presença de representantes do setor de transporte e energia limpa dos Estados Unidos. O financiamento principal para o posto de hidrogênio foi fornecido pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia e pela Comissão de Energia da Califórnia.

Hidrogênio era uma esperança de energia limpa, mas ainda enfrenta desafios (Imagem: Scharfsinn/Shutterstock)

Desafios da tecnologia

O hidrogênio como forma de combustível enfrenta alguns desafios que dificultam sua adesão, como a infraestrutura necessária para a produção e os custos. Nessa situação, a tecnologia não deslanchou como outras, como os carros elétricos à bateria. Alguns dizem que ela nunca chegará a esse patamar.

Embora isso possa ser verdade, há investimentos para ambos. Tyson Eckerle, consultor de transporte limpo do governador da Califórnia, Gavin Newsom, e que esteve presente durante a inauguração do posto, disse que o governo federal vai distribuir US$ 8 bilhões para impulsionar a “economia do hidrogênio”. Segundo ele, isso é suficiente para construir 60 estações de carregamento como a da FirstElement Fuels.

O hidrogênio também tem outra questão: seu processo de produção requer metano, um gás altamente poluente. De acordo com o Electrek, também há iniciativas em curso para diminuir esse revés e a opinião pública sobre o futuro desse combustível (que antes não era tão promissora) está começando a mudar.

Demonstração da cadeia de produção e distribuição do hidrogênio até o posto em Oakland (Foto: FirstElement via TruckNews/Reprodução)

Como o hidrogênio da FirstElement é produzido

  • A FirstElement Fuels defende que seu hidrogênio é “verde”, ou seja, é mais de 60% renovável. No entanto, a empresa compra hidrogênio da Air Liquide, de Las Vegas;
  • Segundo a FirstElement, a fornecedora usa gás natural como matéria-prima para a produção do hidrogênio “limpo”. O processo consiste em comprar biogás para misturar com o gás natural e, então, criar o combustível, o tornando livre de metano;
  • E há um adendo na sustentabilidade das bombas do novo posto. Apesar de afirmar que elas enchem o tanque em apenas 10 minutos, um dispositivo da Bosch é que permite esse processo;
  • Porém, essa bomba terceirizada usa resfriamento criogênico do hidrogênio para fazê-la, uma tecnologia que consome muita energia e eletricidade (parte dela virá, inclusive, do elemento armazenado);
  • Ou seja, ao final, a eficiência energética pode não ser tão grande como se espera, ainda mais em um cenário em que o preço do elemento continua a aumentar.

Via Olhar Digital

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