O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou nesta quarta-feira, 22, a realização de eleições gerais em 4 de julho, depois que dados econômicos mostraram uma queda na inflação perto da meta de 2% do banco central britânico no início do dia.
“Hoje cedo falei com sua majestade, o rei Charles III, para pedir a dissolução do Parlamento”, disse Sunak, durante uma entrevista coletiva de imprensa. “O Rei atendeu a esse pedido, e teremos eleições gerais no dia 4 de julho.”
Dados do Office for National Statistics mostraram que a inflação no Reino Unido caiu para 2,3% em abril na manhã de hoje.
Cenário econômico
O Partido Conservador, no comando de Sunak, já esperava sinais de melhoria do ambiente econômico, uma vez que está atrasado nas pesquisas antes das eleições nacionais.
“A estabilidade econômica é a base de qualquer sucesso futuro”, disse Sunak. “E, devido ao nosso sacrifício coletivo e ao seu trabalho árduo, atingimos dois marcos importantes na entrega dessa estabilidade.”
Ele ressaltou que a economia do Reino Unido está crescendo mais rápido do que se esperava.
“Tempos incertos exigem um plano claro e ações ousadas”, disse Sunak, referindo-se à guerra em curso na Ucrânia. “Sou guiado por fazer o que é certo para o nosso país, não o que é fácil.”
Sunak, que ocupa o cargo de primeiro-ministro desde outubro de 2022, prometeu conquistar a confiança do povo britânico. “As pessoas em todo o Reino Unido clamam por mudanças, e esta eleição é finalmente a nossa oportunidade de fazer isso acontecer”, disse o líder do Partido Liberal Democrata, Ed Davey, no X.