Em um comunicado emitido na segunda-feira (26), a NASA anunciou que o primeiro voo do foguete New Glenn, da Blue Origin, acontecerá no dia 13 de outubro. O lançamento será realizado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e terá como objetivo levar ao espaço a missão ESCAPADE, da agência.
Acrônimo de “Exploradores de Escape e Aceleração e Dinâmica de Plasma”, a missão ESCAPADE envolverá duas sondas que estudarão as interações entre o vento solar – partículas eletricamente carregadas emitidas pelo Sol – e a magnetosfera de Marte. As espaçonaves gêmeas realizarão observações simultâneas em diferentes pontos do Planeta Vermelho, permitindo uma análise em tempo real das mudanças no clima espacial e na magnetosfera marciana.
O lançamento do foguete New Glenn-1, batizado em homenagem ao astronauta John Glenn, que se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 1962, marca um passo significativo para a Blue Origin.
A empresa aeroespacial de Jeff Bezos vem desenvolvendo o veículo há mais de uma década. Com 98 metros de altura, este será um dos foguetes mais altos e potentes do mundo, capaz de transportar até 45 toneladas métricas de carga para a órbita baixa da Terra.
Assim como acontece com o Falcon 9, o primeiro estágio do New Glenn foi projetado para ser reutilizável. O propulsor será alimentado por sete dos motores BE-4, que voaram pela primeira vez no início deste ano no voo de estreia do novo foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA).
Blue Origin lança seis turistas ao espaço esta semana
O anúncio se alinha com os preparativos da Blue Origin para a NS-26, a oitava missão espacial tripulada da empresa, prevista para quinta-feira (29), às 10h da manhã (pelo horário de Brasília).
A bordo do foguete New Shepard, seis turistas espaciais devem cruzar a Linha de Kármán, limite que define o início do espaço, a 100 km de altitude: a filantropa, empresária e ex-modelo Nicolina Elrick, o professor universitário Rob Ferl, o empresário Eugene Grin, o cardiologista Eiman Jahangir, o estudante universitário Karsen Kitchen e o empresário Ephraim Rabin.