As primeiras doações da caravana “Unidos pelo Rio Grande” começam a chegar no Rio Grande do Sul, gerando alívio aos afetados pelas fortes chuvas. A mobilização, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Luciano Zucco (PL-RS), resultou na arrecadação de donativos em várias cidades do interior de São Paulo.
Durante a manhã desta sexta-feira, 31, os suprimentos angariados na primeira parada da caravana de Bolsonaro, que foi Ribeirão Preto (SP), já passaram a ser distribuídos a moradores do município de Alvorada. Há previsão de que outras carretas cheguem ao Rio Grande do Sul ao longo do dia.
Até o momento, foram preenchidas 12 carretas com doações de roupas, sapatos, itens de higiene pessoal e alimentos para os afetados do Rio Grande do Sul. Os suprimentos foram recebidos em São Paulo por Bolsonaro e Zucco. Os donativos serão distribuídos em municípios como Alvorada, Campo Bom, Rolante, Cachoeirinha, Canoas, Lajeado, Guaíba, Rio Grande e Santa Maria.
Para o deputado Zucco, a ação visa a atenuar o sofrimento das pessoas que perderam tudo. “Nosso capitão colocou novamente o pé na estrada e prontamente atendeu nosso pedido, fazendo das agendas públicas um momento de união e solidariedade”, disse. “É muito gratificante ver o resultado desse projeto. O sorriso no rosto de quem doa e daqueles que recebem.”
O parlamentar também explicou que outras cidades do Rio Grande do Sul devem ser contempladas, já que a caravana continua recebendo doações. Nesta sexta-feira, Bolsonaro estará em São Bernardo e, neste sábado, 1°, em Guarulhos. A expectativa é superar mil toneladas de doações.
Entrega das doações de caravana de Bolsonaro no Rio Grande do Sul
Depois da chegada da primeira carreta em Alvorada, Zucco e Bolsonaro realizaram uma ligação de vídeo com os voluntários que estavam descarregando os mantimentos na cidade.
Para o deputado federal, o sentimento é “de missão cumprida” e “que valeu a pena todo o esforço” nas caravanas realizadas pelo Estado de São Paulo. “As doações estão chegando na ponta da linha para quem realmente precisa”, afirmou.
Com o sucesso da caravana pelos municípios paulistas, Bolsonaro e Zucco avaliam estender o projeto para os Estados de Santa Catarina e Paraná, para que mais doações sejam angariadas aos afetados.