Arqueólogos encontraram um artefato neandertal incomum na Espanha que pode mudar o que sabemos sobre esses humanos extintos e suas tecnologias. Os pesquisadores encontraram em um sítio de escavação o único exemplar conhecido de uma ponta de lança de Neandertal feita de osso de cavalo.
A descoberta revela que os neandertais também podiam fabricar armas de caça usando diversos materiais.
Ponta de lança de Neandertal gerou mais descobertas
- Até agora, não havia evidências de que os neandertais usavam ferramentas de osso para atividades como caça;
- Para identificá-la como uma ferramenta destinada a ser usada como arma, os arqueólogos tiveram que considerar alguns fatores;
- Primeiro, a ponta datada de cerca de 50.000 anos, tem marcas de impacto lineares microscópicas e fraturas de impacto características de uma lança;
- Portanto, ela exibe sinais de que foi intencionalmente moldada. Além disso, esse formato também tem traços de empunhadura, sugerindo que foi criado para ser presa a um eixo de madeira.
A equipe de arqueólogos do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES) diz que a descoberta no abrigo rochoso Abric Romaní, perto de Barcelona, “contribui para nossa compreensão do comportamento de caça dos neandertais e da importância das ferramentas de osso composto em seu repertório tecnológico há 50.000 anos”.
“Há intencionalidade na fabricação e modelagem da ferramenta”, acrescenta o estudo. É possível que o pedaço de osso tenha sido moldado a partir de ossos mais longos, como os ossos das pernas de um cavalo.
A ponta de lança de Abric Romaní “ampliou o conhecimento tanto de sua tecnologia de caça, por meio de suas habilidades técnicas para moldar e usar ossos como matéria-prima”, concluem os autores da pesquisa.
O objeto também fornece insights sobre os comportamentos de caça dos neandertais, o que “abre caminho para futuras investigações sobre uso de recursos, comportamento tecnológico e estratégias de subsistência”.
O estudo foi publicado na Nature.