A indústria dos veículos está constantemente na busca por combustíveis que substituam a combustão e diminuam as emissões de carbono, e por conta disso, carros e motos movidos a bateria, ou hidrogênio já existem. Agora, uma empresa quer ir além, e lançar a primeira moto do mundo movida a GNC, gás natural comprimido. As informações são do New Atlas.
Para quem não está familiarizado, o GNC, gás natural comprimido, é, como já sugere o nome, produzido pela compressão do gás natural a menos de 1% do seu volume à pressão atmosférica padrão.
O GNC pode ser utilizado como fonte de combustível para motores de combustão interna, onde um tanque cilíndrico alimenta o gás mediante um regulador de pressão antes de chegar a uma câmara de combustão para ser misturado ao ar e aceso pela vela de ignição.
Ele é considerado uma alternativa mais limpa e barata à gasolina ou ao diesel. Embora já existam kits de conversão para o GNC disponíveis em todo o mundo, a moto da Bajaj Auto, da Índia, seria a primeira do mundo feita já com a compatibilidade para esse combustível.
Primeira moto movida a GNC do mundo seria ambientalmente mais sustentável
- Existem protótipos da moto já sendo fabricados desde o ano passado.
- Rajiv Bajaj, representante da marca, chegou a dizer no final de 2023 que um protótipo de GNC conseguiu registrar uma redução de 75% no monóxido de carbono, se comparado a uma moto movida por gasolina.
- Ao mesmo tempo, Rajiv observou uma queda significativa nas emissões de CO₂ e uma emissão quase zero de hidrocarboneto não metano.
Outro ponto importante ressaltado por Rajiv foi que os consumidores de uma moto a GNC poderiam ter uma economia em combustível, com o protótipo se mostrando de 50 a 65% mais barato nesse âmbito.
Rajiv havia falado, na ocasião em que falou dos protótipos no ano passado, que a Bajaj Auto planejava o lançamento desta moto apenas em 2025. O cronograma, no entanto, parece ter mudado, e alguns veículos de imprensa da Índia já noticiam que o lançamento pode ocorrer em 18 de junho deste ano.
Os protótipos teriam sido testados em estradas, primeiro como motos regulares, e depois receberam a modificação devida para rodarem com o GNC. A Bajaj Auto, até o momento, não revelou muitas informações sobre as especificações de potência da moto, então, será preciso aguardar mais para receber confirmações oficiais de suas características.