O Campeonato Brasileiro de 2024 teve início neste sábado (13) e já na primeira rodada o VAR precisou entrar em ação. Na partida entre Criciúma e Juventude, no Heriberto Hülse, o árbitro de vídeo foi acionado após pênalti marcado em Éder, atacante da equipe catarinense, para analisar um possível impedimento no lance.
Contudo, foram mais de seis minutos para a tomada da decisão, que confirmou o impedimento de Renato Kayzer, que participou da jogada. A penalidade, marcada aos 22 minutos e 10 segundos, foi anulada somente aos 28 minutos e 15 segundos.
Na jogada, o zagueiro Zé Marcos, do Juventude, havia sido advertido com o cartão amarelo pelo árbitro. Porém, a penalização foi retirada após a marcação do impedimento, já que toda a jogada após o lance se torna inválida.
O Criciúma está de volta à Série A após 10 anos desde sua última aparição, em 2014. O time catarinense contam com nomes conhecidos do futebol brasileiro em seu elenco, como o meio-campista Marquinhos Gabriel e os atacantes Éder, Renato Kayzer e Arthur Caíke.
Além disso, contrataram o congolês Yannick Bolasie, que acumula passagens por equipes da Premier League.