domingo, novembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaPrimeira embarcação elétrica com hidrofólios realiza voo de teste

Primeira embarcação elétrica com hidrofólios realiza voo de teste

A primeira embarcação de passageiros com hidrofólios totalmente elétrica do mundo realizou com sucesso seu “voo de teste” na Suécia e agora está pronta para a produção em série em fábrica próxima a Estocolmo.

A Candela P-12, projetada pela empresa sueca de tecnologia Candela Technology AB, pode viajar a 30 nós, recorde para embarcações de passageiros elétricas, com autonomia de até 92 quilômetros.

Os hidrofólios da embarcação são estruturas semelhantes a asas montadas em suportes abaixo do casco, que levantam a embarcação para fora da água e reduzem significativamente o arrasto, permitindo que ela viaje mais rapidamente.

O deslizamento com o auxílio do hidrofólio também torna a embarcação mais eficiente energeticamente, utilizando 80% menos energia do que os navios convencionais em alta velocidade.

Para garantir viagem tranquila, os foils também são equipados com sensores e um sistema de computador que mede a altura das ondas e a velocidade do vento para estabilizar a embarcação. A empresa afirma que isso proporciona experiência de 90% menos aceleração do que em barco tradicional, mesmo em condições climáticas adversas.

Candela P-12: a revolução no transporte marítimo

Com pouco menos de 12 metros de comprimento, o modelo Shuttle do barco pode acomodar até 30 passageiros, além de espaço para bicicletas e carrinhos de bebê. O modelo Shuttle tem o preço de €1,7 milhão (mais de US$ 1,8 milhão, ou R$ 8,8 milhões em conversão direta), que, aparentemente, é semelhante ao preço de um barco comparável com motor a combustão, mas significativamente mais baixo do que outras opções renováveis.

Modelo Business: sofisticação e conforto

  • Também há modelo Business mais sofisticado, que possui interior premium com assentos para 12 a 20 passageiros, além de espaço para bagagens;
  • Embora a Candela já tenha lançado diversos modelos de pequenos barcos de lazer para clientes privados, o P-12 pretende ser a primeira incursão da empresa em embarcações comerciais;
  • A empresa planeja que o modelo Shuttle do P-12 faça parte da rede de transporte público de Estocolmo em 2024, visando atender ampla gama de clientes, incluindo frotas de transporte público, serviços VIP e clientes privados.
Representação artística do interior (Imagem: Candela Technology AB)

Transporte aquático: solução sustentável para Estocolmo

A capital da Suécia, Estocolmo, é cidade à beira-mar espalhada por 14 ilhas, o que significa que o transporte aquático tem potencial de desempenhar papel importante na infraestrutura da cidade. Se o projeto-piloto correr conforme o planejado, a Candela pretende que o P-12 Shuttle se junte à rede de transporte público de Estocolmo.

O transporte marítimo atualmente representa 3% das emissões globais de carbono, e esse número deve chegar a 13% nas próximas décadas se nenhuma ação for tomada. Embora a transição para navios elétricos tenha sido lenta e enfrentado muitos obstáculos, a tendência está crescendo lentamente. Há dois anos, um navio de cargas elétrico autônomo realizou sua viagem inaugural na Noruega.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui