O Estado de Santa Catarina pode ter um novo episódio de neve entre a noite deste sábado, 24, e a madrugada de domingo, 25. Isso acontece devido a uma nova onda de frio, que se intensifica no Brasil neste final de semana.
Segundo a Climatempo, a possibilidade de neve é maior nas cidades mais elevadas da Serra Catarinense, como Urubici, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra.
Embora a chance de neve seja relativamente baixa, há possibilidade de outras formas de precipitação invernal, como chuva congelada.
A previsão também indica geada extensa e moderada em regiões do centro-oeste, sul e norte catarinense, com temperaturas mínimas abaixo de 4ºC em várias dessas áreas.
Em São Joaquim, houve registro de neve na noite dos dias 9 e 10 de agosto, quando a sensação térmica chegou a –2,4°C, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Frio ganha força em várias capitais neste fim de semana
Durante o fim de semana, a medida que uma nova frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, o ar frio de origem polar avança pelo interior do país e várias áreas destas duas regiões também vão sentir uma grande queda de temperatura.
Confira a variação de temperatura esperada para os próximos dias em algumas capitais brasileiras. Há chance de novos recordes de frio.
Porto Alegre
- Previsão de temperaturas mínimas de 5°C a 9°C até a segunda-feira e máximas de 14°C a 17°C
- Madrugada mais fria: 5°C segunda-feira, 26
- Tarde mais fria: 15°C, sábado, 24, e domingo, 25
Florianópolis
- Previsão de remperaturas mínimas de 7°C a 13°C até a segunda-feira e máximas de 15°C a 21°C
- Madrugada mais fria: 7°C segunda-feira
- Tarde mais fria: 15°C, sábado
Curitiba
- Previsão de 15°C a 28°C na sexta, baixando para valores de 13°C a 14°C de máxima e de 1°C a 9°C de mínima no fim de semana e na segunda-feira
- Madrugada mais fria: 1°C segunda-feira (possibilidade de recorde de menor temperatura do ano)
- Tarde mais fria: 13°C, sábado e domingo
São Paulo
- Previsão de 17°C a 33°C na sexta, baixando para valores de 24°C a 14°C de máxima e de 14°C a 7°C de mínima no fim de semana e na segunda-feira
- Madrugada mais fria: 7°C segunda-feira, (possibilidade de recorde de menor temperatura do ano)
- Tarde mais fria: 14°C, domingo, e segunda-feira (possibilidade de recorde de menor temperatura máxima do ano)
Rio de Janeiro
- Previsão de 18°C a 37°C na sexta, baixando para valores de 29°C a 20°C de máxima e de 20°C a 15°C de mínima no fim de semana e na segunda-feira
- Madrugada mais fria: 15°C segunda-feira
- Tarde mais fria: 20°C, segunda-feira (possibilidade de recorde de menor temperatura máxima do ano)
Campo Grande
- Previsão de 22°C a 32°C na sexta, baixando para valores de 18°C a 25°C de máxima e de 10°C a 14°C de mínima no fim de semana e na segunda-feira
- Madrugada mais fria: 10°C segunda-feira,
- Tarde mais fria: 18°C, domingo
Cuiabá
- Previsão de 24°C a 41°C na sexta, baixando para valores de 27°C a 31°C de máxima e de 16°C a 23°C de mínima no fim de semana e na segunda-feira
- Madrugada mais fria: 16°C segunda-feira
- Tarde mais fria: 27°C, domingo
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a sexta-feira e o fim de semana ainda serão muito quentes, com calor de até 33°C. A queda brusca da temperatura ocorre na segunda-feira. A previsão para o domingo é de 17°C a 32°C e para segunda, de 14°C a 24°C, podendo chegar aos 13°C na terça-feira, 27.
Vitória
Em Vitória, o comportamento da temperatura será semelhante ao de Belo Horizonte. A queda brusca da temperatura ocorre na segunda-feira. A previsão para o domingo é de 20°C a 28°C e para segunda, de 18°C a 22°C, podendo chegar aos 16°C na terça-feira.
A tarde da segunda-feira, pode ser a mais fria do ano na capital capixaba e a madrugada da terça-feira pode ter recorde de menor temperatura do ano.