A previsão de chuvas intensas deixou 16 Estados e o Distrito Federal em alerta nesta terça-feira, 12. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas nas cores amarela e laranja, que indicam grau de severidade de “perigo potencial” e “perigo”, respectivamente.
O Inmet emitiu os alertas na cor laranja por causa de chuvas intensas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Algumas áreas podem receber até 60 mm de precipitação por hora. O órgão avisa sobre a possibilidade de alagamentos, de quedas de árvores e de descargas elétricas.
O DF e os seguintes Estados serão atingidos pelas chuvas intensas:
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- São Paulo; e
- Paraná.
O instituto também emitiu outros dois alertas por chuvas intensas na cor amarela. O aviso indica chuvas de até 50 mm/h e ventos de até 60 km/h. Nesse caso, há baixo risco de alagamentos, de quedas de árvores e de descargas elétricas. Contudo, o Inmet orienta que, em caso de chuvas, os moradores devem procurar abrigo.
O alerta atinge o Distrito Federal e os seguintes Estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Rondônia;
- Pará;
- Mato Grosso;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Piauí;
- Pernambuco;
- Bahia;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro; e
- Paraná.
Os moradores das regiões atingidas podem solicitar mais informações ou auxílio à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.