O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a duvidar da eficiência da inteligência artificial (IA), durante discurso na cerimônia de posse da nova gestora da Petrobras, Magda Chambriard, nesta quarta-feira, 19. O evento contou com a presença de funcionários da empresa.
“Quando vejo o que vocês fazem aqui na Petrobras, a inteligência humana, fico imaginando que um país como o Brasil talvez não precise de inteligência artificial”, disse o presidente. “A nossa inteligência humana é muito competente e pode dar conta do recado.”
Apesar da tentativa de elogiar o trabalho dos funcionários da Petrobras, Lula ponderou um cenário em que a IA seria bem-vinda ao país. Segundo ele, a tecnologia teria de “ajudar o ser humano a ser mais humano”.
“Se a inteligência artificial vier para melhorar a nossa condição de trabalho, para aumentar a densidade de ganho de dinheiro da Petrobras, que seja bem-vinda”, afirmou Lula. “Mas, se não fizer isso, ficamos com a nossa inteligência. Não troco vocês todos por uma inteligência artificial que ainda não conheço, e, vocês, conheço bem.”
Em março, durante evento com servidoras públicas no Dia Internacional da Mulher, Lula disse estar cansado do tema e classificou a IA como “bicho”.
“Estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial”, disse Lula, à época. “Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Por que não usamos a inteligência humana que temos aqui?.”
Além da inteligência artificial, Lula também é crítico da evolução espacial
No dia 13 de junho, durante a 112ª Conferência Internacional do Trabalho do G-20, em Genebra, na Suíça, Lula atacou programas espaciais fomentados pela iniciativa privada.
“A concentração de renda é tão absurda que alguns indivíduos possuem seus próprios programas espaciais”, dosse Lula. “Certamente, tentando encontrar um planeta melhor do que a Terra para não ficar no meio dos trabalhadores, que são responsáveis pela riqueza deles.”
Lula diz que bilionários criaram os programas espaciais para acharem um planeta para morar e ficarem longe dos trabalhadores. pic.twitter.com/FWOMK2afBZ
— Revista Oeste (@revistaoeste) June 13, 2024
Depois da fala, o cientista e dono do blog Space Today, Sérgio Sacani, rebateu a ideia de Lula. Ele é um dos maiores divulgadores da astronomia no Brasil. “Nunca vi na minha vida tanta coisa errada numa fala só, e ainda dita por um presidente da República”, disse. O cientista convidou Lula para debater o tema.
“A falta de conhecimento é um problema muito sério”, afirmou o cientista. “Vamos conversar sobre exploração espacial. Infelizmente, tudo que você disse aí está errado.”
Eu nunca vi na minha vida tanta coisa errada numa fala só, e isso ainda dita por um Presidente da República. A falta de conhecimento é um problema muito sério!!! @LulaOficial vamos conversar sobre exploração espacial, infelizmente tudo que você disse aí está errado.
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) June 13, 2024