O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, ameaçou o jornalista Breno Pires, depois de ele denunciar um movimento do órgão para indicar nomes para agências reguladoras. O repórter, da revista Piauí, fez a denúncia na última terça-feira, 6, por meio do Twitter/X.
Na publicação, Breno Pires comenta uma uma matéria do jornal O Globo. A notícia fala de uma votação do TCU em um processo que encurta mandatos de presidentes de agências reguladoras. “O que a matéria não diz é que, em troca disso, o presidente do TCU negocia indicar nomes para agências reguladoras”, escreveu o jornalista.
Ameaça de Bruno Dantas
Em resposta ao post de Breno Pires, Bruno Dantas afirma que vai propor “uma interpelação criminal”. Além disso, ele quer que o “repórter explique melhor o post lacônico”.
“Ainda não será uma ação penal, apenas um pedido de esclarecimento sobre a acusação que faz”, escreveu Bruno Dantas. “Terá, enfim, a chance de dizer que a agência está sendo negociada, com quem, como e quando.”
“Balcão do TCU”
Breno Pires tem publicado reportagens sobre o que classificou como “Balcão do TCU”. Os textos do jornalista revelam algumas manobras do órgão, chefiado por Bruno Dantas, para aproximar-se do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 17 de julho, Breno Pires publicou um tuíte que fala sobre a criação da SecexConsenso, secretaria de consenso do TCU.
O repórter afirma que esse órgão “está sendo visto como uma tábua de salvação para tudo quanto é gestor público que responde a tomadas de contas especiais do TCU”.
Segundo Breno Pires, com a criação da secretaria, agora “toda sessão tem advogado pedindo que os processos parem e busque-se a solução consensual”.