A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, pediu nesta terça-feira, 13, que os consumidores cobrem dos postos de combustíveis o repasse das recentes reduções no preço do diesel feitas pela estatal.
“A gente recomenda que o consumidor pergunte por que isso não está chegando à ponta”, disse Magda, em entrevista sobre o balanço do primeiro trimestre da petrolífera. “Pressiona, pergunta por que isso está acontecendo, qual é o tipo de margem [de lucro].”

Desde o início da guerra comercial entre Estados Unidos e China, em abril, a Petrobras já reduziu três vezes o preço do diesel em suas refinarias, para acompanhar a queda nas cotações internacionais do petróleo.
No entanto, dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), apurados pelo jornal Folha de S. Paulo, mostram que esses cortes ainda não foram totalmente repassados ao consumidor. Enquanto os reajustes somaram R$ 0,45 por litro, o preço ao consumidor caiu apenas R$ 0,38 até a semana passada.
Magda insinuou que os demais elos da cadeia de comercialização estariam aproveitando a redução nos custos para ampliar as margens de lucro.
A Petrobras fornece combustíveis às distribuidoras, que são responsáveis por adicionar biocombustíveis — biodiesel no caso do diesel, e etanol na gasolina — antes de repassá-los aos postos. A legislação brasileira permite liberdade de preços em todas as etapas da cadeia.
Até o momento, a ANP não divulgou dados atualizados sobre as margens de lucro das distribuidoras. As últimas informações disponíveis, de março, antecedem os cortes de preços feitos pela Petrobras.
Lula também criticou empresas em evento da Petrobras
Durante a entrevista, Magda também insinuou uma relação entre a privatização da BR Distribuidora, em 2021, e os preços atuais dos combustíveis. Ela lembrou que a estatal deixou o segmento de distribuição ao vender a companhia, que hoje se chama Vibra Energia, em 2021, embora a marca Petrobras ainda esteja presente em muitos postos.

“Num passado recente, nós perdemos a ponta. A Petrobras era uma empresa absolutamente verticalizada, produzia, refinava e entregava combustíveis ao consumidor. A Petrobras não faz mais isso”, disse ela. “Nos preocupa ter marcas Petrobras vendendo preço acima e incorporando margem.”
Em fevereiro, em evento da Petrobras ao lado de Magda, Lula também criticou as margens de distribuidoras e postos e chegou a sugerir que a estatal vendesse combustíveis diretamente ao consumidor final, o que é proibido por lei.
“O povo é assaltado pelo intermediário”, afirmou, sem citar nomes. O setor reagiu às críticas e responsabilizou a alta carga tributária pelos preços elevados dos combustíveis no país.