quinta-feira, setembro 12, 2024
InícioPolíticaPresidente da Itália cumpre agenda de 5 dias no Brasil

Presidente da Itália cumpre agenda de 5 dias no Brasil

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, chegou ao Brasil neste domingo, 14, para cumprir agenda de cinco dias. Essa é a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao país em 24 anos.

A razão da vinda do presidente são as comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A visita envolve ainda diálogos entre o G20, presidido pelo Brasil, e o G7, liderado pela Itália.

Durante a visita, Mattarella vai discutir com o presidente Lula (PT) temas como o acordo Mercosul-União Europeia, transição energética, combate à fome e desigualdade e a proposta brasileira de taxar super-ricos.

Desde 2022, a Itália é governada por uma coalizão de direita, que tem como líder a primeira-ministra Giorgia Meloni, que não apoia a taxação de grandes fortunas.

Renovação de acordos entre governo brasileiro e presidente da Itália

Mattarella também vai assinar a renovação do acordo de reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação. Além disso, irá ratificar memorandos de entendimento entre a Universidade de Turim e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Além de Brasília, o chefe de Estado pretende ir ao Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A visita ocorre em um momento de reaproximação entre os dois países, depois de tensões diplomáticas no final dos anos 2000, quando o governo brasileiro apoiou a extradição do criminoso Cesare Battisti.

Há ainda o desejo de mitigar tensões referentes ao reconhecimento da cidadania italiana de brasileiros, com denúncias de irregularidades e excesso de processos judiciais.

Impacto simbólico e diplomático da visita

Embora a visita tenha um efeito simbólico e diplomático, o presidente da Itália, em um regime parlamentarista, tem papel simbólico em muitos assuntos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui