quinta-feira, abril 24, 2025
InícioEconomiaPresidente da Fiesc diz que 'burocracia prejudica o desenvolvimento das empresas' no...

Presidente da Fiesc diz que ‘burocracia prejudica o desenvolvimento das empresas’ no Brasil

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), afirmou que a quantidade de burocracia no Brasil prejudica o desenvolvimento sustentável das empresas. O executivo deu a declaração no programa Oeste Negócios, na última segunda-feira, 21.

“É um Estado pesado, oneroso, paquidérmico, que não dá um ambiente rápido de solução”, afirmou Aguiar. “Você vai tirar um licenciamento de uma nova fábrica, são quantos meses ou anos? A própria burocracia que temos no país prejudica o desenvolvimento das nossas empresas.”

Segundo o Índice Global de Complexidade Corporativa de 2023, realizado pelo TMF Group, o Brasil é o terceiro país no mundo mais difícil de fazer negócios, somente atrás da Grécia e da França. A maior nação da América Latina também é a terceira colocada quando o assunto é complexidade de jurisdição.

Fiesc Burocracia Economia
Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, afirma que a pesada carga tributária é um fator que afasta investimento do Brasil | Foto: Inteligência Artificial/ChatGPT

“Um fator-chave para sua complexidade está nos processos contábeis e fiscais na
jurisdição”, apontou o relatório. O documento ainda mencionou a presença das três estâncias no sistema tributário como um empecilho na criação de negócios.

“Além disso, há frequentes mudanças na regulamentação tributária”, apontou o índice. “Para uma empresa entrar no mercado brasileiro, ela precisa compreender essa exigente estrutura e buscar expertise para lidar com o mercado.”

O presidente da Fiesc afirmou que a reforma tributária brasileira precisa colocar a economia em paralelo ao que tem no mundo.

“Um mercado de 230 milhões de consumidores, que poderiam ser um grande atrativo de investimentos internacionais, mas que ficam mitigados por causa de nós termos uma dificuldade trabalhista”, afirmou Aguiar. “É um pandemônio tributário, uma burocracia excessiva e um tamanho de Estado que atrapalha o investimento.”

Assista a Oeste Negócios com Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

Nascido em Joinville, em Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar preside a Fiesc desde 2018. Ele é empresário e atua no ramo da construção civil e de produção de plásticos. O executivo participou da edição desta semana do programa Oeste Negócios.

O talk show apresentado pelo jornalista Adalberto Piotto recebe empreendedores, empresários e executivos de todo o Brasil para uma conversa franca sobre economia e oportunidades de mercado. Não perca, toda segunda-feira, às 20h30, no canal da Revista Oeste no YouTube.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui