quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaPresidente da China dá pedaço da Lua para Lula em jantar

Presidente da China dá pedaço da Lua para Lula em jantar

O presidente da China, Xi Jinping, deu um pedaço de rocha da Lua para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante jantar no Itamaraty na noite de quarta-feira (20). Já Lula presenteou o presidente chinês com cerâmica Marajoara.

Um dos integrantes do governo disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que a amostra da rocha lunar foi colhida pelo programa espacial chinês. Vale lembrar: o país asiático entrou para a história quando a missão Chang’e 6 pousou no lado oculto da Lua, em junho, e trouxe amostras de volta à Terra.

O jornal também apontou que a troca de presentes entre chefes de Estado é praxe em cerimônias como esta.

Presidente da China deu pedaço da Lua a Lula e trouxe empresários para firmar acordos

A China é o maior parceiro comercial do Brasil. E a delegação chinesa trouxe empresários para firmar acordos com o governo brasileiro – entre eles, a SpaceSail, empresa de satélites concorrente da SpaceX, de Elon Musk. Não à toa, a conversa no jantar girou em torno da relação entre os dois países, segundo relatos.

Presidentes da China, Xi Jinping, e do Brasil, Lula, apertando mãos
Presidente da China, Xi Jinping (esq.), e presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (dir.) (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Xi Jinping veio ao Brasil para participar do G20, realizado no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro. Quando chegou ao Itamaraty, foi recebido por Lula, que estava acompanhado dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

‘Melhor momento para Brasil e China’

Ilustração com metade de nota de dinheiro da China e metade com nota de dinheiro do Brasil
Este é o melhor momento das relações comerciais entre Brasil e China, segundo executivo (Imagem: RHJPhtotos/Shutterstock)

Um executivo disse ao jornal que este é o melhor momento das relações comerciais entre Brasil e China. Mesmo diante da escalada de tensões entre China e EUA, após a eleição de Donald Trump para o segundo mandato.

Também vale mencionar que, atualmente, Trump e Elon Musk estão bem próximos. E Musk enfrentou uma espécie de cabo de guerra com o STF, na figura do ministro Alexandre de Moraes. Em meio ao embate, o X (antigo Twitter), uma das empresas do bilionário, acabou suspenso no Brasil.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui