Tudo sobre China
O presidente da China, Xi Jinping, deu um pedaço de rocha da Lua para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante jantar no Itamaraty na noite de quarta-feira (20). Já Lula presenteou o presidente chinês com cerâmica Marajoara.
Um dos integrantes do governo disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que a amostra da rocha lunar foi colhida pelo programa espacial chinês. Vale lembrar: o país asiático entrou para a história quando a missão Chang’e 6 pousou no lado oculto da Lua, em junho, e trouxe amostras de volta à Terra.
O jornal também apontou que a troca de presentes entre chefes de Estado é praxe em cerimônias como esta.
Presidente da China deu pedaço da Lua a Lula e trouxe empresários para firmar acordos
A China é o maior parceiro comercial do Brasil. E a delegação chinesa trouxe empresários para firmar acordos com o governo brasileiro – entre eles, a SpaceSail, empresa de satélites concorrente da SpaceX, de Elon Musk. Não à toa, a conversa no jantar girou em torno da relação entre os dois países, segundo relatos.
Xi Jinping veio ao Brasil para participar do G20, realizado no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro. Quando chegou ao Itamaraty, foi recebido por Lula, que estava acompanhado dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
‘Melhor momento para Brasil e China’
Um executivo disse ao jornal que este é o melhor momento das relações comerciais entre Brasil e China. Mesmo diante da escalada de tensões entre China e EUA, após a eleição de Donald Trump para o segundo mandato.
Também vale mencionar que, atualmente, Trump e Elon Musk estão bem próximos. E Musk enfrentou uma espécie de cabo de guerra com o STF, na figura do ministro Alexandre de Moraes. Em meio ao embate, o X (antigo Twitter), uma das empresas do bilionário, acabou suspenso no Brasil.