domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaPresidente da Apex diz esperar que “boa relação comercial“ ajude Brasil e...

Presidente da Apex diz esperar que “boa relação comercial“ ajude Brasil e Argentina a manterem “diálogo necessário na política“

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, afirmou à CNN nesta segunda-feira (20) esperar que a “boa relação comercial” que o Brasil tem com a Argentina ajude os dois países a manter o que chamou de “diálogo necessário na política”.

No domingo (19), numa eleição histórica, os argentinos elegeram o ultradireita Javier Milei como presidente, que, durante a campanha, chegou a dizer que não se reuniria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem chamou de comunista e corrupto.

“Que a nossa boa relação comercial possa nos ajudar a seguir tendo um diálogo necessário na política”, disse Viana.

A avaliação do presidente da Apex é de que as relações comerciais têm vida própria é compartilhada por outros integrantes do governo.

Também nesta segunda, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse à CNN não ver espaço para mudança no relacionamento com o país vizinho —inclusive no que diz respeito ao Mercosul.

“As relações entre o Brasil e a Argentina são muito sólidas e importantes para ambos os países”, disse Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

À CNN, integrantes do governo dizem que, embora Lula não tenha citado Milei na postagem que desejou sorte ao novo governo da Argentina, o presidente deixou um espaço aberto para que as relações do Brasil com aquele país sigam normalmente.

“A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu Lula nas redes sociais.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui