No Setor Bueno, em Goiânia, o artesão Paulo Lima transformou o quintal de sua casa em uma réplica de parte de Jerusalém. O presépio, com mais de 15 metros quadrados, recria uma das cidades mais antigas da história. A obra desperta a atenção e o encantamento de quem passa pelo local.
A inspiração para o projeto surgiu em 2002. Paulo começou a produzir peças de argila, que hoje totalizam mais de mil. Ele retratou moradores, animais, soldados romanos e ferramentas de trabalho, dando vida à cidade histórica. Para a TV Anhaguera, o artesão conta que tudo começou de forma casual.
“Fui restaurar um presépio e começou basicamente assim, com restauração e uma brincadeira”, disse Paulo Lima. “Fiz uma casinha, um castelinho, uma manjedoura e o povo gostou.”
O presépio incluem réplicas do palácio do rei Herodes, do Templo de Salomão e das muralhas de Jerusalém
Os elementos mais marcantes do presépio incluem réplicas do palácio do rei Herodes, do Templo de Salomão e das muralhas de Jerusalém. Outro destaque é a fonte que representa o Rio Jordão, um dos rios mais significativos da região. Esses detalhes permitem uma imersão na história e ajudam os visitantes a imaginar como era a cidade na época de Jesus.
Paulo produz as peças em seu ateliê, localizado em sua casa. Ele realiza reparos e vistorias semanais para manter a qualidade do presépio.