A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o plano operacional para os eventos do G20, que ocorrerão entre 14 e 19 de novembro. Estes eventos incluem o Urban 20 Summit, a Cúpula dos Prefeitos, o G20 Social e a Cúpula de Líderes do G20. O prefeito Eduardo Paes anunciou as principais alterações na cidade.
Entre as mudanças, o Aterro do Flamengo estará completamente fechado entre os dias 17 a 19. Já o estacionamento na orla, do Leblon a Copacabana, será proibido de 15 a 19, com áreas de lazer suspensas entre 17 e 20. A Zona Portuária terá acesso controlado a pedestres e uma operação especial do VLT.
Os eventos serão realizados em duas áreas principais: o Complexo Mauá, na Zona Portuária, e o Complexo do G20 no Aterro do Flamengo, onde as delegações se reunirão para debates.
A cúpula do G20 terá lugar no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) nos dias 18 e 19, reunindo 55 delegações e 15 organismos internacionais.
Outras mudanças para o G20
Durante o evento, a circulação no Aterro do Flamengo será limitada, com 35 pontos de bloqueio. Pedestres deverão usar apenas as passagens subterrâneas do Parque do Flamengo. Haverá um fechamento para treinamento operacional das forças de segurança em 15 de novembro.
Na orla de Leblon, Ipanema e Copacabana, o estacionamento será restrito e a segurança nas travessias reforçada. Voos do Aeroporto Santos Dumont serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim durante a visita das autoridades ao MAM.
O Complexo Mauá espera receber até 40 mil pessoas por dia, com eventos culturais e sociais e rígido controle de acesso. O Espaço Kobra sediará o G20 Social, com atividades em 14 e 15. A Linha Vermelha e a Avenida Brasil serão rotas principais durante o evento.
Megaferiado e medidas de segurança
No período do evento, a cidade terá um megaferiado de seis dias. O início da grande folga é na sexta-feira 15, com a Proclamação da República, e ela se estende até quarta-feira 20, Dia da Consciência Negra. Inclui também os dias 16 e 17, sábado e domingo, e feriados municipais decretados pela prefeitura de 18 e 19.
Para segurança, 5 mil câmeras instaladas pela cidade serão utilizadas, além de 83 novas câmeras, drones e helicóptero para monitoramento. O atendimento de saúde será reforçado em três hospitais de referência, com postos no MAM e na Marina da Glória.