O Grupo Silvio Santos anunciou nesta quarta-feira, 22, que aceitou a proposta de R$ 64 milhões da Prefeitura de São Paulo para vender um terreno na Bela Vista, onde deve ser construído o Parque do Bixiga.
“O Grupo Silvio Santos e seus acionistas, ainda que não tenham alcançado o valor inicialmente pretendido devido aos critérios técnicos que precisaram ser observados, acreditam ser a decisão correta, pois permitirá à população que nele reside ter mais uma opção de lazer”, diz o comunicado do Grupo Silvio Santos.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o valor de compra foi definido depois de uma análise da Procuradoria-Geral do Município. Antes, os proprietários tinham oferecido o terreno por R$ 80 milhões. A área total tem cerca de 11 mil m².
Depois de longas disputas judiciais, a compra do terreno pela Prefeitura representa o primeiro passo para a construção do parque idealizado pelo dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, que foi diretor do Teatro Oficina.
Antes de Parque do Bixiga, terreno já teve vários projetos
Um projeto chegou a ser aprovado nos anos 2000 para a construção de um shopping no local. Além disso, outra proposta pretendia incorporar o terreno ao Teatro Oficina. Também foi pensada a construção de um condomínio residencial de três prédios no terreno, que pertence a Silvio Santos há cerca de 40 anos.
Outro passo crucial é a inclusão do projeto no quadro 7 do Plano Diretor de São Paulo, que enumera os parques planejados para a cidade. Nesse sentido, nesta terça-feira, 21, vereadores aprovaram em primeira votação o projeto de lei que permite essa inclusão.
A proposta foi enviada à Câmara Municipal pelo Executivo, que busca uma rápida aprovação.