A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), retomou na semana passada, as obras da galeria da Av. Amadeus Paulo, localizada na região da Santa Maria da Codipi, zona norte da capital. A obra, iniciada no ano passado, havia sido paralisada ainda na gestão anterior, quando os recursos originalmente destinados à estrutura foram remanejados para uma galeria na zona leste da cidade.
Com a chegada da atual administração, sob comando do prefeito Silvio Mendes, a obra passou por uma auditoria técnica para garantir a legalidade e a viabilidade da retomada. Como mais da metade dos recursos necessários para a execução total dos serviços foram remanejados, a solução encontrada foi readequar a obra para a limitação financeira, mas garantindo a funcionalidade do que já tinha sido executado, solucionando, em grande parte, um problema antigo da população da zona norte.
De acordo com o diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, a retomada marca um novo ciclo pautado na responsabilidade e no compromisso com a cidade. “Sob a orientação do prefeito Sílvio Mendes, a ETURB vem adotando medidas de otimização na aplicação dos recursos públicos, considerando o grave quadro financeiro que nos encontramos. Fizemos um estudo detalhado deste obra e conseguimos identificar a forma ideal de fazê-la funcionar adequadamente, ainda que sem a execução completa do projeto original. Mesmo parcial, a galeria implantada permitirá a condução correta das águas, reduzindo significativamente os problemas de alagamentos vivenciados todos os anos na região beneficiada”.

Obra na região da Santa Maria da Codipi (Foto: Ascom ETURB)
O engenheiro e diretor executivo do órgão, Roberto Fernandes, ressaltou a postura da atual gestão em priorizar obras que realmente beneficiam a população, mas atuando com estrita responsabilidade com o recurso público.
“A gestão do prefeito Silvio Mendes tem essa preocupação de não desperdiçar os recursos públicos, só iniciando obras que possam ser integralmente pagas, e concluindo aquelas que se traduzem em benefício real para a sociedade teresinense, fazendo a diferença na vida das pessoas”.
A retomada da galeria Amadeus Paulo é considerada estratégica para melhorar o sistema de drenagem e proteger o sistema viário da zona norte e representa uma ação concreta de valorização do dinheiro público, evitando o desperdício de estruturas iniciadas e abandonadas, como tantas vezes visto no passado.