A Prefeitura de Teresina conta atualmente com cerca de 200 câmeras de monitoramento espalhadas por toda a capital. O acompanhamento das imagens é feito no Centro de Controle Operacional (CCO).
A gestão do prefeito Silvio Mendes recebeu inicialmente apenas 12 câmeras funcionando, e hoje esse número chega a quase 200.
O chefe do Executivo Municipal destacou que as imagens são usadas para fiscalizar o trânsito, combater o descarte irregular de lixo e melhorar a segurança.
“Nós vamos poder monitorar não só o trânsito, o transporte coletivo, mas também o descarte indevido de lixo, além de antecipar questões relacionadas à violência, acionando a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou a Polícia Civil. Otimizar os recursos da prefeitura para que a cidade seja mais limpa e ordeira. Tivemos uma reunião com secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e fechamos um acordo para integrar o nosso sistema com o do estado. Isso trará grandes melhorias e a população logo sentirá a diferença”, finalizou.