A Prefeitura de Roca Sales (RS) distribuirá donativos apenas aos cidadãos que apresentarem comprovante de residência e documento com foto. A administração municipal anunciou a novidade nesta segunda-feira, 3.
Segundo o prefeito Amilton Fontana (MDB), a partir desta terça-feira, 4, o Ginásio de Distribuição de Donativos vai atender especificamente o público afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A prefeitura é a responsável pela triagem dos donativos
Além do pedido dos documentos, a prefeitura estabeleceu os horários para que as pessoas possam pegar os donativos. Conforme a gestão de Roca Sales, a triagem será feita pelas Agentes Comunitárias da Saúde (ACS) e pelas assistentes sociais.
A tragédia deixou 172 pessoas mortas, 42 desaparecidos e 580 mil desalojados, de acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira.
Moradores de Roca Sales (RS) se queixam de desamparo desde as enchentes de 2023
Alguns moradores de Roca Sales se queixaram de desamparo por parte da prefeitura, desde as enchentes que assolaram algumas cidades em 2023.
É o caso dos pais de Aline, que conversou com Oeste sob anonimato e prefere manter seu nome verdadeiro em sigilo. Em maio, Aline foi buscar donativos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), administrado pela prefeitura, para usá-los na limpeza da residência dos pais, hospedados em uma cidade próxima a Roca Sales. Ela revelou que, ao pedir donativos no Cras, recebeu uma resposta negativa.
Outras fontes confirmaram à reportagem que os cidadãos de Roca Sales enfrentam problemas com a gestão municipal desde as enchentes do ano passado. Vanessa, cujo nome verdadeiro também será mantido em sigilo, relatou que o cenário se repete em 2024.
“Na enchente de setembro de 2023, fui buscar donativos no Cras, e a fila estava muito longa”, contou Vanessa. “Fazia muito sol. Quando deu 15h, mandaram todos embora, pois disseram que as doações já haviam acabado. Mas vi um voluntário colocando cinco cestas básicas no carro dele. Quando pedi uma, a funcionária em questão disse que ele as levaria para as pessoas que não conseguiram buscar. Porém, a própria prefeitura havia dito que isso era proibido.”
Oeste interpelou a Prefeitura de Roca Sales sobre o pedido de documentação, mas ainda não recebeu resposta.