sábado, setembro 21, 2024
InícioPolíticaPrefeita diz que inelegibilidade de Bolsonaro é uma injustiça

Prefeita diz que inelegibilidade de Bolsonaro é uma injustiça

A prefeita de Itambé, no interior de Pernambuco, Graça Carazzoni (MDB), afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que o ex-presidente Jair Bolsonaro é vítima de injustiça eleitoral. A política tem 85 anos e é a mulher mais velha do Brasil a exercer o cargo de liderança no Executivo de uma cidade.

“Acho que tem muita coisa que foi errada”, afirmou a prefeita, sem entrar em detalhes.

Graça é crítica do Partido dos Trabalhadores (PT) e fez campanha para Bolsonaro no pleito presidencial de 2022. Apoio igual ao de Graça é raro nessa região do nordeste, porque o PT costuma ter vantagem no eleitorado interiorano.

“Simpatizei e vi a mentalidade dele [Bolsonaro]”, explicou Graça. “Achei muito boa para que ele fosse o presidente.”

Mesmo com o apoio da prefeita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno com 72% dos votos na cidade de Itambé.

Ela disse que não votará no Lula, caso o petista concorra à reeleição presidencial em 2026. “Voto não”, afirmou a mulher de 85 anos.

“Lula foi presidente, teve passado, acreditaram muito no que ele disse que iria realizar”, explicou a prefeita. “Acho que ele está indo no caminho errado. Gostaria que ele realizasse tudo que ele prometeu fazer para o povo, que está sofrendo.”

Conheça a história da prefeita mais velha do Brasil

Aos 85 anos de idade, Graça Carazzoni é a prefeita mais velha do país. Ela faz parte de um grupo político familiar tradicional da zona da mata, no norte do Estado.

O prefeito mais velho do Brasil é Silveste José Gorini, de 92 anos. O político comanda Varre-Sai, no interior do Rio de Janeiro.

A cidade comandada pela emedebista possui 35 mil habitantes e fica na divisa com a Paraíba.

Apesar de serem Estados distintos, algumas ruas do município começam em Itambé e terminam em Pedras de Fogo (PB). As cidades vivem de maneira integrada e compartilham a atividade econômica

A figura política, conhecida como Dona Graça, vai ao gabinete da prefeitura de segunda a sexta-feira. A reportagem da Folha registrou cidadãos, na sede executiva, com demandas sobre serviço de saúde e assistência social.

A prefeita disse que a sua idade não é um problema. Segundo ela, a experiência ajuda a administrar Itambé.

“Nem pensei em idade, a minha mente é a mesma”, disse a chefe do Executivo municipal. “A idade ajuda. Acho que sou a mesma pessoa de 20 anos atrás.”

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui