Os preços das baterias de carros elétricos estão começando a cair novamente após aumento temporário junto à inflação. De acordo com novos dados do Goldman Sachs divulgados pelo Electrek, parece que eles estão diminuindo mais rapidamente do que o esperado.
A revolução dos carros elétricos foi impulsionada pela significativa queda nos preços das baterias de lítio ao longo de duas décadas, mas essa tendência foi interrompida nos últimos anos, com os preços realmente subindo devido a aumento no custo de alguns metais e inflação geral. Agora, estamos voltando a queda de preços potencialmente mais rápida.
O Goldman Sachs atualizou sua previsão de preços de baterias e observou que os preços estão começando a cair novamente.
- A pesquisa do Goldman Sachs agora espera que os preços das baterias caiam para US$ 99/kWh (R$ 485,17, na conversão direta) de capacidade de armazenamento até 2025 – diminuição de 40% em relação a 2022 (a previsão anterior era de queda de 33%);
- Os analistas da companhia estimam que quase metade da queda virá da redução dos preços de matérias-primas de veículos elétricos, como lítio, níquel e cobalto;
- Prevê-se agora que os preços das baterias caiam, em média, 11% ao ano entre 2023 a 2030.
A firma acredita que uma queda de preço especialmente grande ocorrerá em 2024. É importante observar que o Goldman Sachs está analisando o custo no nível do pacote e não no nível da célula.
No nível do pacote, os preços variam muito na indústria de veículos elétricos, já que as montadoras têm diferentes maneiras de produzir pacotes de baterias.
Portanto, algumas montadoras podem estar muito abaixo do nível atual relatado de US$ 140/kWh (R$ 686,10) e outras muito acima. Independentemente disso, uma redução da média para US$ 100/kWh (R$ 490,07) nos próximos dois anos deverá ter impacto massivo na indústria como um todo.
A redução nos custos das baterias pode levar a preços mais competitivos para veículos elétricos, uma adoção mais ampla por parte dos consumidores e um crescimento adicional nos mercados totais para veículos elétricos e baterias. Isso deve tornar os próximos anos muito interessantes na indústria automotiva.