As inscrições para o Enem 2024 terminam às 23h59 desta sexta-feira, 7. Interessados devem acessar a Página do Participante com os dados da conta Gov.br. Pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social também devem ser feitos até este prazo.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga via boleto, Pix, cartão de crédito e débito até 12 de junho. Os resultados de recursos sobre isenção da taxa foram anunciados em 24 de maio, assim como as justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos isentos da taxa.
Datas das provas
Os exames ocorrerão em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão abordadas linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Cada teste tem duração de 5 horas.
Prazo adicional no RS
Em razão das enchentes, o calendário para inscrições no Rio Grande do Sul será estendido, com isenção da taxa para moradores da região. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as novas datas.
Finalidade do Enem
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Resultados podem ser usados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), instituições privadas e universidades de países de língua portuguesa com acordos com o Brasil.
Participação de treineiros
Estudantes que concluirão o ensino médio depois de 2024 ou que ainda não concluíram podem participar como treineiros. Seus resultados, divulgados 60 dias depois de a divulgação geral, servem apenas para autoavaliação.