Uma comitiva de 20 parlamentares brasileiros se prepara para acompanhar a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O momento, que marcará a volta do republicano ao poder, ocorrerá na próxima segunda-feira, 20.
O deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) é um dos políticos que estarão presente na cerimônia. Em entrevista à edição desta sexta-feira, 17, do Jornal da Oeste, o parlamentar afirmou que o evento será um “momento glorioso para a direita no mundo”.
Bolsonaro não irá à posse de Trump
Além disso, o deputado gaúcho lamentou o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não ir à posse. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o recurso do ex-chefe do Executivo, que havia solicitado a liberação de seu passaporte.
Bolsonaro recebeu o convite para participar da posse de Trump e tinha o interesse de ir à Washington, capital dos Estados Unidos. A Oeste, o ex-presidente confirmou que vai mandar sua mulher, Michelle Bolsonaro, ao evento de Trump.
Ainda sobre a posse de Trump, Cherini disse que a expectativa é grande, porque “Trump gosta da liberdade e da democracia”.
O principal articulador da delegação que acompanhará a posse de Trump é o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele é o atual secretário de Relações Institucionais e Internacionais do Partido Liberal.
Eduardo Bolsonaro mantém laços estreitos com aliados do republicano
O filho de Bolsonaro também mantém laços estreitos com aliados de Trump. Ele esteve nos Estados Unidos durante as eleições presidenciais norte-americanas, em novembro de 2024. Na ocasião, participou de um jantar na residência do republicano, em Mar-a-Lago, na Flórida.
Confira a lista dos deputados previstos na comitiva para a posse de Trump:
- Adilson Barroso (PL-SP);
- Bia Kicis (PL-DF);
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
- Capitão Alden (PL-BA);
- Carla Zambelli (PL-SP);
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO);
- Coronel Fernanda (PL-MT);
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
- Giovani Cherini (PL-RS);
- Gustavo Gayer (PL-GO);
- Joaquim Passarinho (PL-PA);
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP);
- Marcel van Hattem (Novo-RS);
- Marcos Pollon (PL-MS);
- Mauricio Marcon (Podemos-RS);
- Maurício do Vôlei (PL-MG);
- Messias Donato (Republicanos-ES);
- Sargento Gonçalves (PL-RN);
- Silvia Waiãpi (PL-AP); e
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).