Talks e desfiles marcam a segunda edição do Porto Moda, evento que acontece no Complexo Porto das Barcas em Parnaíba, paralelo ao Mercado do Produtor, sendo ambos parte da programação do Festival Porto Vivo, que envolve artesanato, gastronomia, moda e cultura.
Nos talks – conduzidos pela consultora do Sebrae no Piauí, Cláudia Pontes – foram abordados temas como a tradição da renda de bilro, momento que contou com a participação da rendeira Socorro Galeno; e moda sustentável, discutido com a gerente de e-commerce da empresa de moda feminina Vell Bizz, Bárbara Pontes.
“O evento promove uma verdadeira conexão entre moda, artesanato, cultura, música e identidade local. O Sebrae trouxe para o Porto Moda temas atuais relacionados a como manter a tradição das rendas dos Morros da Mariana e moda versus sustentabilidade. Queremos despertar a atenção dos empreendedores para temas relevantes, que podem influenciar o segmento da moda. Nos desfiles, oportunizamos que as empresas locais mostrem suas produções e conquistem mais clientes”, afirma a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.
Socorro Galeno, uma das integrantes da Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, comenta que suas produções entraram para o mundo da moda após desfile do estilista Walter Rodrigues, na São Paulo Fashion Week. “Foi sucesso total, evoluímos bastante e até hoje colhemos os frutos dessa divulgação. Agora o desafio é atrair jovens para dar continuidade a esse trabalho”, destaca a rendeira.
No talk sobre moda com responsabilidade, foram abordadas as práticas sustentáveis da Vell Bizz. Bárbara Pontes, gerente de e-commerce da empresa fala que fazer uma moda sustentável é bastante desafiador, mas totalmente possível. “Sempre há soluções para uma moda mais consciente. Na Vell Bizz, nos preocupamos com todos os processos, desde a produção até o descarte, como é o caso da destinação da água utilizada na lavagem dos tecidos, do reaproveitamento de retalhos para produção de lenços para mulheres em tratamento oncológico e produção e contratação de mão de obra local”, ressalta Bárbara.
–
Além dos talks, o Porto Moda conta com desfiles de empresas de moda locais. Na noite de ontem (19), subiram na passarela do Porto Moda as empresas, apoiadas pelo Sebrae, Vell Bizz, Arpi, Arte Artesanato e Brechó. Hoje (20), a empresa Arte Artesanato volta à passarela, dividindo espaço com as empresas Old Crew, Mayla Store e Caravela T-Shirts.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/