Vídeos e imagens que circulam nas redes sociais mostram o estrago causado pelas severas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A capital gaúcha, Porto Alegre, está parcialmente inundada. A região sofre com chuvas intensas desde o domingo 28.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou na manhã deste sábado, 4, as informações sobre as consequências da chuva que assola o Estado. O número de mortos chegou a 56, com 74 feridos e 67 desaparecidos até o momento.
Os estragos alcançaram 281 municípios, o que resultou em 8.296 pessoas desabrigadas e 24.666 desalojadas. No total, 377.497 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou na quinta-feira 2 que o cenário atual pode resultar no “maior desastre” já registrado no Estado. A catástrofe pode ser maior que a verificada em setembro do ano passado, quando 53 pessoas morreram por causa de um ciclone extratropical.
Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil, 235 dos 496 municípios do Estado passam por transtornos decorrentes das chuvas, o que afetou mais de 351 mil pessoas, deixou 32 mil fora de casa e 24 mil desalojadas.