Tudo sobre TikTok
Popularizada em 2019, o TikTok é uma rede social destinada para o compartilhamento de vídeos curtos, tendo mais de 1 bilhão de usuários mensalmente. Porém, nesta quantidade não estão incluídos os chineses, pois eles não conseguem ter acesso à rede.
Leia mais:
O Grande Firewall é o responsável pelo TikTok ser bloqueado da China
Assim como grandes sites como a Wikipedia, o TikTok é bloqueado no país por conta do Grande Firewall, que é o sistema de censura chinês que visa impedir que internautas da China acessem conteúdos ou sites não aprovados pelo governo.
O TikTok não está disponível nem para download. Porém, há outra rede social muito parecida no país. É o Douyin, que apesar de ser parecido, opera a partir de bases de dados e contas diferentes.
O que é o Douyin?
O Douyin é uma rede social que surgiu em 2016, antes do TikTok. Ela tem vídeos de curta duração, geralmente na vertical e que segue um algoritmo de recomendação. Nos clipes há cenas cotidianas, danças, transmissões ao vivo, produções próprias e recortes de programas de TV.
Diferenças entre o Douyin e TikTok
Além das bases de dados e contas diferentes, as duas redes sociais têm outras diferenças entre elas. As principais são os públicos-alvo e as preferências da comunidade.
Foco em livre shopping
O Douyin foca em live shopping, ou seja, muitos usuários utilizam a rede para realizar vendas de produtos ao vivo. No TikTok e outras redes sociais esse conteúdo também existe, mas não faz muito sucesso.
Funcionamento
O funcionamento do Douyin no país só é possível pelo fato de ele seguir regras específicas do governo. Dessa maneira, alguns temas são vetados tanto na exibição de resultados em buscas, quanto na publicação de conteúdo.
Conteúdos distintos
Conforme análises, é possível dizer que o aplicativo chinês tem um conteúdo mais informativo e educativo do que o TikTok, que é mais voltado para o entretenimento e também possui grande dinamismo.