Os sofás estão entre os alvos preferidos dos gatos domésticos e suas afiadas unhas. Muitos deles acabam destruídos devido a esse costume dos felinos, para frustração dos donos. Para descobrir o que atrai os bichanos ao sofá e como prevenir a prática, um estudo mergulhou no assunto.
Uma equipe internacional de pesquisadores coletou dados de 1.211 domicílios franceses, abrangendo dados demográficos, ambientes, comportamentos e temperamentos dos cuidadores.
A frequência e a intensidade dos comportamentos indesejados dos gatos ao arranhar, que foram então avaliados usando um índice, dividiram os animais em grupos com base nesses comportamentos.
“Nenhuma diferença significativa foi observada entre gatos de raça pura e mestiços, sexo, estado de castração, pontuação de condição corporal e peso real em relação ao índice de arranhões”, observaram os pesquisadores no relatório.
- O que descobriram foi que uma das principais causas de arranhões indesejados era a presença de uma criança pequena em casa.
- Os cientistas acreditam que isso pode desencadear uma resposta intensificada ao estresse do gato, levando a episódios de coceira mais frequentes e intensos.
- Estudos anteriores mostraram que a presença de crianças pequenas também é uma das principais razões pelas quais as pessoas retornam ou desistem de seus animais de estimação.
“Embora a maioria dos estudos se concentre no bem-estar e na saúde dos humanos que partilham o mesmo agregado familiar com gatos, estes resultados sublinham a importância de avaliar a qualidade de vida de ambos – humanos e animais de estimação – para garantir o estabelecimento de um ambiente harmonioso”, disseram os pesquisadores.
A equipe reconhece a necessidade de mais análises para examinar essas descobertas, como, por exemplo, o modo que as crianças interagem com os gatos em casa e a idade das crianças que compartilham o espaço com animais de estimação.
As crianças não são totalmente culpadas, no entanto. Outros fatores como a atividade noturna, as brincadeiras e outros aspectos da personalidade individual de um gato parecem influenciar os seus comportamentos de arranhar, sendo a “agressividade” e a “perturbação” duas características chave que se correlacionam com mais garras nos sofás.
Embora a brincadeira com um bicho de estimação não seja em si algo ruim, longas sessões de brincadeira podem aumentar os níveis de estresse nos gatos devido à estimulação constante, fazendo com que eles arranhem o braço do sofá ou na almofada do assento.
Os postes para arranhar costumam ser alternativas para os gatos exercitarem suas garras e pouparem os sofás, porém, o local onde eles são deixados provou ser uma influência significativa no comportamento do gato. O estudo descobriu que colocar postes em áreas de tráfego intenso ou perto de locais preferidos para dormir fazia com que o gato redirecionasse seus arranhões para as mobílias da casa.
Como fazer o gato parar de arranhar o sofá?
Embora alguns desses fatores sejam difíceis de mudar, os pesquisadores acreditam que é possível conter o mau comportamento com a colocação estratégica de postes, feromônios e estar atento às interações com as crianças e à super estimulação durante as brincadeiras.
Eles sugerem sessões curtas de brincadeira ao longo do dia e encenam cenários que imitam o sucesso da caça.
“Fornecer esconderijos seguros, pontos de observação elevados e amplas oportunidades de brincadeira também pode ajudar a aliviar o estresse e envolver o gato em atividades mais construtivas”, disse um dos pesquisadores.