Com o anúncio dos indicados ao Emmy 2024, a série “O Urso” quebrou o recorde de menções nas categorias de comédia, com 23 indicações.
Embora o debate sobre classificar “O Urso” — uma série repleta de momentos de tensão e complicadas relações familiares — como comédia ao invés de drama já tenha existido nas edições anteriores da premiação, neste ano toma novos contornos: a série que detinha o recorde anterior na categoria era “30 Rock”, um programa conhecido por seu humor e piadas, referência dentre as comédias tradicionais.
Algumas pessoas se manifestaram nas redes alegando uma possível injustiça contra as séries de comédia, outras apenas estranharam que um programa com tantas cenas emotivas e temas pesados esteja em uma categoria que deveria dar destaque ao humor. Mas afinal, “O Urso” é uma comédia ou é um drama?
Regras do Emmy
De acordo com as regras da 76ª edição do Emmy Awards: “Séries de comédia e de drama são definidas como programas com vários episódios (mínimo de seis), em que a maior parte do tempo em pelo menos seis episódios é principalmente cômico para inscrições de séries de comédia, ou principalmente dramático para inscrições de séries dramáticas”.
A inscrição em uma categoria pode ser revisada pela Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas.
O regulamento é bem subjetivo em definir o que é comédia ou drama, e isso representa uma mudança em relação às regras anteriores. Até 2022, ano no qual os critérios atuais passaram a valer no Emmy, séries com até 30 minutos de duração por episódio entravam na categoria de comédia, enquanto séries mais longas entravam na categoria de dramas.
Os episódios de “O Urso” têm, em média, 30 minutos.
As regras antigas já despertaram o mesmo debate que ronda a premiação deste ano: como ficam as dramédias? Programas que tratam de temas sérios com ironia e sarcasmo ou, pelo contrário, que te levam às lágrimas entre uma piada e outra.
Elenco de “O Urso” defende seu lugar
Em meio às controvérsias, o elenco de “O Urso” defende o lugar da série nas categorias de comédia.
Quando questionado por repórteres na última edição do Emmy, Ebon Moss-Bachrach — que levou a estatueta de melhor ator coadjuvante em uma comédia no ano passado — respondeu citando outras séries famosas por intercalar momentos de tensão e risadas: “Entre ‘Succession’, ‘Treta’ e o nosso programa, sinto que essas ideias sobre comédia e drama estão um pouco ultrapassadas”.
“Estamos todos apenas tentando refletir a bagunça de ser humano, que é profundamente hilário e estamos todos sofrendo”, acrescentou o ator que dá vida ao “primo” Richie.
Na mesma cerimônia, o produtor-executivo da série Josh Senior disse que a série entrou nesta categoria por conta dos episódios de 30 minutos, mas reforçou esse ponto de vista: “Eu acho que o programa é fiel à vida. Às vezes é engraçada e às vezes é real.”
O astro do programa, Jeremy Allen White, defendeu em entrevista ao USA Today, em 2022, que “O Urso” deve ser considerado uma “dramédia”.
“[A série] Certamente é engraçada às vezes”, disse White. “Estamos tentando fazer com que pareça a vida real. Coisas tristes podem ser engraçadas. Coisas engraçadas podem deixar você triste, e tem todos esses momentos.”
E as comédias tradicionais?
Nas redes, muitos profissionais da indústria externaram sua preocupação de que as dramédias possam estar ocupando o espaço de séries de comédia mais tradicionais (que dão destaque a piadas e momentos engraçados).
Alguns até acusam as produtoras de inscrever suas séries na categoria de comédia para evitar concorrer com os dramas mais densos e levar mais estatuetas para casa.
O comediante e roteirista da série “Dave”, Niles Abston, postou um tweet sobre o recorde quebrado por “O Urso”: “A indústria deixar um show que é claramente um drama fazer isso provavelmente seria uma piada de ’30 Rock’.”
the industry letting a show that’s clearly a drama do this would probably be a 30 Rock bit https://t.co/mnXqP6gPfh
— niles (@NILES100) July 17, 2024
Outra comediante e roteirista da série “Alabama Jackson”, Ashley Ray também opinou sobre em suas redes sociais: “Um episódio de ’30 Rock’ tem mais piadas do que a série inteira de ‘O Urso’.”
one episode of 30 rock has more jokes than all of the bear https://t.co/ggJd6h0czS
— ashley ray🍦stream ice cream money (@theashleyray) July 17, 2024
Enquanto alguns espectadores e fãs da série concordam, outros discordam:
ainda não curto isso de the bear sendo indicada em categorias de séries de comédia pq pra mim série de comédia é série de comédia então não é justo um the bear competir com um abbott elementary sendo que ambas tem propostas completamente diferentes
— natalia (@mal1gnantt) July 17, 2024
The bear: todo mundo traumatizado, crise de ansiedade, luto, gente abusiva, facada, carro entrando dentro de casa, superação…
Emmy: serie de comédia https://t.co/a0iAdwWV5p
— Thais Rocha (iz) (@tha_rocha) July 18, 2024
eu amo que the bear é simplesmente uma mistura de comédia, angústia e depressão tudo junto. ver a angústia deles te deixa desesperado que você acaba rindo pic.twitter.com/Yb3UcYoX17
— pistachio (@pistachioIlatte) January 17, 2024
Vejo muita gente a questionar se, de facto, The Bear é uma comédia. É. A comédia não tem de usar sempre a mesma fórmula: overacting, estupidez gratuita, espalhafato, piadas fáceis. A comédia pode ter nuance e pode existir em meios caóticos como a vida do Carmy.
— luís (@luis_rodriguesk) July 18, 2024
De um lado ou de outro do debate, o fato é que as dramédias parecem representar um desafio para a Academia, que vai precisar lidar com o fato de que cada vez mais programas adotam uma abordagem mais próxima da vida real: com risadas e lágrimas.
Lançada em 2022, “O Urso” acompanha Carmy, um jovem chef de alta gastronomia, responsável administrar a pequena lanchonete da família após a morte do irmão. Por lá, ele busca transformar o local enquanto deve lidar com uma equipe resistente e desorganizada. As três temporadas estão disponíveis no Disney+.
Confira aqui a lista completa de indicados ao Emmy 2024.
“O Urso”: elenco fala sobre bastidores da série e comida brasileira