Assim como os tornados que dão nome ao filme, “Twisters” é um longa que passa por muitas situações em seus 122 minutos de duração. Um blockbuster de verão com uma quantidade surpreendente de inteligência para combinar com a força de Glen Powell, apresenta subtramas que são reflexos dos tempos — capitalistas de desastres; o pacto faustiano entre cientistas e financistas — e uma enxurrada de imagens retratando vidas e meios de subsistência ameaçados pelo poder impressionante da natureza. Mas duas palavras que você não ouvirá de nenhum dos seus personagens são “mudança climática“.
“Só queria ter certeza de que, com o filme, não sentimos que ele está transmitindo uma mensagem”, explicou o diretor Lee Isaac Chung em uma entrevista à CNN. “Eu simplesmente não sinto que os filmes devem ser orientados por conteúdos.”
Para seu crédito, também há alguma justificação científica para a omissão. Em geral, os pesquisadores têm menos certeza sobre a conexão entre tornados e mudança climática, já que não está claro como as temperaturas mais altas estão alterando as tempestades ou os surtos em si.
No entanto, as evidências estão crescendo sobre o impacto potencial da poluição que aquece o planeta. Estudos recentes mostraram que tempestades rotativas de supercélulas que produzem tornados estão se tornando mais frequentes em partes dos Estados Unidos fora do chamado “Alley Tornado”, incluindo o Sudeste e o Meio-Oeste. Elas também estão se tornando mais comuns em estações que não são tradicionalmente de tempestades severas e surtos recentes em dezembro têm sido particularmente mortais.
“Nunca vimos tornados assim antes”, diz Javi, o caçador de tempestades empreendedor interpretado por Anthony Ramos em uma cena. Ele continua a convencer a velha amiga Kate, interpretada por Daisy Edgar-Jones, a se juntar à sua equipe de pesquisa, prometendo: “Podemos salvar vidas.”
No filme, tornados cada vez mais destrutivos devastam áreas cada vez mais urbanizadas de Oklahoma.
“Acho que o que estamos fazendo é mostrar a realidade do que está acontecendo no terreno. […] Não fugimos de dizer que as coisas estão mudando”, acrescentou Lee. Ele mencionou o personagem de Maura Tierney, Cathy, mãe de Kate, como uma voz para tudo isso. A mulher é uma fazendeira local que reclama que tempestades e inundações estão se tornando mais frequentes e o preço do trigo está mais caro, sem mencionar explicitamente a mudança climática.
“Queria ter certeza de que nunca estamos criando a sensação de que estamos pregando uma mensagem, porque certamente não é isso que eu acho que o cinema deveria ser”, disse Lee. E completa: “Acho que deveria ser um reflexo do mundo.”
Se o objetivo do cinema é mostrar e não contar, então Lee tem a prerrogativa de nos mostrar o que ele quer — como um tornado rasgando uma estação de energia, sugando o fogo resultante e incendiando o céu. No entanto, para um filme povoado por cientistas e cidadãos informados não mencionar mudança climática é um pouco como os tornados em si mesmos: há um vazio no centro.
Mesmo assim, este foi um empreendimento pessoal e sincero para o diretor, que desenvolveu o roteiro de Mark L. Smith (“O Regresso”) e a história de Joseph Kosinski (“Top Gun: Maverick”).
Lee foi criado em uma fazenda no oeste do Arkansas, perto da fronteira com Oklahoma. Sua criação (que ele explorou em “Minari”, de 2020) incluiu um encontro precoce com um tornado quando ele teve que buscar abrigo em um carro porque sua família não tinha uma proteção contra tempestades. “Quando você tem encontros com tempo extremo na infância, qualquer coisa que pareça maior do que a vida e perigosa […] deixa uma marca muito grande”, disse ele.
“Aquela sensação de admiração e maravilha era algo que eu realmente queria preservar neste filme — que não é apenas um blockbuster de verão sobre fugir de tornados e se esconder”, acrescentou. “Eu queria ter certeza de que também estamos reverenciando e honrando a beleza desse poder.”
“Todo mundo quer a vaca”
Para Lee, um declarado fã do longa original “Twister” (1996), entrar nesse mundo foi um sonho realizado. “Aquele filme fez com que a pesquisa e a ciência parecessem uma aventura de muitas maneiras. Foi isso que eu quis fazer com esta obra”, explicou.
Mas enquanto ele faz algumas homenagens carinhosas ao blockbuster de Jan de Bont em sua própria produção, ele parou antes de uma: a vaca voadora. “Todo mundo quer a vaca”, disse Lee. “Eles acham que querem a vaca. Mas eu prometo a você, você ficaria decepcionado se houvesse uma.”
“Sempre que converso com alguém sobre aquele ‘Twister’ original, eles dizem: ‘Ah sim, o filme da grande vaca voadora’. Eu senti que odiaria fazer um longa, atualizá-lo e só ouvir: ‘Ah sim, você fez a nova obra da vaca voadora’. Então foi isso — essa foi a decisão.”
A produção teve mais do que esperava ao filmar em locações durante a temporada de tornados na primavera de 2023.
“Estar em Oklahoma, você não sabe o que vai acontecer”, disse Ramos. “Houve dias em que o sol estava brilhando, o céu estava azul, limpo, e então boom. As nuvens simplesmente desciam sobre você, e então o vento começa a soprar, e você fica pensando, o que está acontecendo agora?!”
“Fazer um filme ‘Twisters’ no Tornado Alley durante a temporada de tempestades, de tornados, é meio que perfeito. Realmente influenciou muito este longa”, disse Powell.
“É um lugar muito específico no mundo”, acrescentou ele. “Todo mundo que mora lá tem um certo orgulho no clima. Todo mundo fala como meteorologista, todo mundo estranhamente sabe muito bem o que está acontecendo e como está acontecendo.”
Powell interpreta Tyler Owens, o charmoso vigarista com um coração de ouro que persegue tornados para cliques nas redes sociais e receita adjacente. Alguns dos figurantes do filme eram verdadeiros caçadores de tempestades, levando a alguns vínculos da vida real. “Estamos em alguns grupos de conversa com muitos caçadores de tempestades, o que é uma delícia”, disse Powell. “Às vezes recebemos mensagens de texto de nossos amigos em Oklahoma. Eles dizem: ‘Estamos com algo se formando aqui! Venham e nos ajudem a caçar!””
Ainda assim, Lee preferiria desencorajar qualquer outro entusiasta de pegar a estrada.
“Certamente não quero que este filme inspire um monte de pessoas a simplesmente entrar em seus carros e caminhonetes e sair perseguindo um tornado, porque isso levaria a muitas atividades perigosas”, disse ele. “Estou esperando… se alguém estiver interessado em perseguir um tornado, que apenas assistam ‘Twisters’ novamente.”
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*Com informações de Angela Fritz, da CNN