domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaPor que não podemos olhar para um eclipse solar?

Por que não podemos olhar para um eclipse solar?

Um eclipse solar total acontece neste dia 8 de abril, sendo visível em todos os países da América do Norte e parcialmente na Europa. Muitas pessoas viajaram para conseguir uma visão incrível do fenômeno, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de observá-lo, o principal: não olhar diretamente para o eclipse.

Olhar para o Sol diretamente em dias comuns não é nada saudável para a visão, podendo causar lesão ocular grave. Durante o eclipse, mesmo que a estrela esteja totalmente coberta, os efeitos da luz solar durante as fases parciais do fenômeno são os mesmos que a observação direta.

As principais consequências para a observação direta do Sol e do eclipse são a retinopatia solar e a cegueira solar, que podem ser temporárias ou até mesmo permanentes.

(Imagem: Gergitek Gergi tavan/Shutterstock)

A retinoplastia solar é uma alteração patológica na parte da retina responsável pela nitidez e pela visão detalhada, a mácula. A afecção é causada pela observação direta do sol, e mais comumente de eclipses, durante um curto período, podendo causar permanentemente a perda parcial ou total da visão. 

Além disso, a prática também pode causar danos aos fotorreceptores da retina. Em ambos os casos os sintomas não necessariamente surgem em seguida a observação direta do Sol, podendo aparecer horas ou dias depois.

Cuidados para a observação do eclipse

Sócrates sugeria que os eclipses fossem observados a partir do reflexo na água (Crédito: Sahara Prince/ shutterstock)
Sócrates sugeria que os eclipses fossem observados a partir do reflexo na água (Crédito: Sahara Prince/ shutterstock)

Durante o eclipse é preciso tomar alguns cuidados com a visão e com a pele. Isso porque, de acordo com a NASA, durante as fases parciais do fenômeno, o Sol estará muito brilhante. Para proteger a pele é recomendado o uso de protetores solar e para não olhar diretamente existem dicas que são conhecidas desde Sócrates, na Grécia Antiga.

  • Observar o eclipse pelo reflexo na água, era a sugestão do filósofo;
  • O uso de óculos com certificado ISO 12312-2 também são uma forma de proteger a visão;
  • Uma alternativa para os óculos é a utilização de filtro de soldador número 14 ou superior;
  • A construção de uma câmera estenopeica ou pinhole também irá evitar danos a sua retina.

Se você pretende fazer o uso de binóculos ou telescópios para observar o eclipse, ou até mesmo usar câmeras com lente para fotografar o fenômeno, é preciso se atentar ao uso de filtros solar. O ideal é que ele seja fixado na parte frontal da óptica, evitando a exposição direta.  

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui