domingo, julho 7, 2024
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Por que há quem aceite pagar mais por um carro elétrico?

Os carros elétricos estão expandindo seu mercado pelo mundo. No Brasil, ainda se vê poucos deles comparados aos veículos que rodam a combustão, mas já estão começando a ficar comuns nos Estados Unidos.

Já é um fato: por lá eles estão se tornando mais populares, e cerca de 1,2 milhão foram vendidos nos EUA durante 2023, segundo o Kelley Blue Book. No entanto, apesar dessa popularidade crescente, eles ainda são mais caros do que seus equivalentes que precisam de gasolina para andar.

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Em fevereiro, o preço médio pago por um carro elétrico nos EUA foi de US$ 52.314 (R$ 290.708, na conversão direta), segundo dados da Cox Automotive, 12,8% menos que no ano anterior. Ainda que dependa do modelo que se busca, nos casos em que o veículo elétrico é mais caro, os estadunidenses parecem topar o valor mais elevado.

Um relatório recente da GBK Collective, uma consultoria de marketing, descobriu que potenciais compradores de veículos elétricos estão dispostos a pagar até US$ 7,65 mil (R$ 42,51 mil) a mais por um veículo elétrico em comparação com um carro movido a gasolina e os atuais proprietários de veículos elétricos gastariam até US$ 10 mil (R$ 55,57 mil) a mais.

Além disso, especula-se que 54% dos consumidores ainda céticos em relação a ter um veículo elétrico, considerarão a compra de modelo movido a baterias dentro de três a cinco anos.

Manter um carro elétrico tem se mostrado mais barato do que um a combustão (Imagem: Southworks/Shutterstock)

A explicação para isso não é nada complexa: mesmo que donos de carros elétricos paguem mais para adquirir o veículo, eles entendem que, no longo prazo, vão economizar para manter o carro do que se tivessem um modelo a combustão.

Embora o preço médio de um carro movido a gasolina seja normalmente inferior ao de um elétrico, são os custos contínuos de ter o veículo que acabam salvando os proprietários de elétricos no longo prazo.

Estudo compara preços

  • Um relatório de março da Atlas Public Policy detalha as diferenças de custos. Embora as economias variem dependendo do tipo de veículo e de outros fatores, o relatório constata a economia em todos os principais tipos de carros;
  • Depois de sete anos, o custo total de propriedade de um Chevrolet Bolt EUV elétrico é US$ 10,5 mil (R$ 58.348) menor que o do Toyota Corolla LE movido a gasolina, apesar dos preços de etiqueta semelhantes para os dois sedãs compactos (cerca de US$ 22 mil, ou R$ 122.254);
  • Essa diferença representa impostos e taxas, seguros, combustível, manutenção e reparos, créditos fiscais e valor de revenda esperado.
Carro elétrico plug-in
Carregamento do carro elétrico ainda é fonte massiva de despesa (Imagem: Owlie Productions/Shutterstock)

Existem alguns custos potenciais relacionados com a propriedade de um carro elétrico que não são necessariamente capturados na análise. Por exemplo, que os proprietários desses veículos precisam ter uma forma de carregar a energia deles.

Isso que pode implicar a instalação de um carregador em casa, o que, se necessitar de atualização elétrica, tem custo alto. A outra opção, os carregadores públicos, são mais caros que os carregadores domésticos e requerem mais tempo do que uma viagem ao posto de gasolina. O Atlas Public Policy pressupõe que os elétricos são carregados em casa em 88% do tempo.

Mas, mesmo com essas despesas em mente, os custos totais de propriedade de elétricos ainda serão, provavelmente, mais baixos em comparação com os carros movidos a gasolina. E, à medida que os custos iniciais dos elétricos têm ficado mais próximos dos valores dos carros a combustão, os proprietários desses veículos poderão, potencialmente, poupar ainda mais dinheiro.

Via Olhar Digital

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