A intensidade de uma chuva, seja nas reportagens após a tempestade ou na previsão do tempo anunciando a precipitação, costuma vir classificada por uma medição em “milímetros de chuva”.
Por causa do estranhamento que pode causar essa medida, o Manual do Mundo, maior canal de Ciências e Tecnologia da América Latina, fez um vídeo bastante didático para mostrar como a chuva é medida pela coluna de água que ela gera, e não pelo seu volume.
Para entender melhor, primeiro é preciso explicar o que são os milímetros de chuva. Essa medição na verdade é feita através de um aparelho chamado pluviômetro, mas entender o que ele é faz é muito simples.
Imagine que a água da chuva caia dentro de uma caixa de plástico que está no quintal de uma casa, e que está vazia. Conforme a chuva cai, essa caixa vai enchendo de água. No final da chuva, uma pessoa pode pegar uma régua e medir a altura dessa água acumulada. É basicamente isso que um pluviômetro faz.
Isso é possível porque a altura dessa coluna de água não muda, independente do tamanho dessa caixa. Se a caixa for pequena, vai captar menos gotas de água. Se for maior, acumulará mais gotas.
No final, o líquido acumulado nas duas caixas terá a mesma altura. É por isso que medir em milímetros faz mais sentido, porque é uma forma padronizada de medir o quanto choveu naquela região.
Intensidade da chuva
O problema da medição em milímetros é que não é muito lógico para dar a dimensão da chuva. Então tem duas maneiras de entender melhor o que esse número significa.
Se a informação é de que aconteceu uma chuva de 100 milímetros, você precisa imaginar que no seu bairro todo, caso a água não tivesse para onde escorrer, teria se formado uma gigantesca poça de água de 100 milímetros de altura.
Também é possível converter para litros essa medida. A regra é: cada 1 milímetro de chuva é um litro chovendo em uma área de 1 metro quadrado.
Importante dizer que a medição da intensidade da chuva tem que ser considerada em relação ao tempo. Uma chuva de 100 milímetros em uma hora quer dizer que foi uma chuva muito intensa. No entanto, se chover 100 milímetros ao longo de um dia inteiro, isso pode ser considerado uma chuva moderada.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, a intensidade da precipitação é classificada da seguinte forma:
- Chuva fraca: inferior a 2,5 mm/h (milímetros por hora)
- Chuva moderada: entre 2,5 mm/h e 10 mm/h
- Chuva forte: entre 10 mm/h e 50 mm/h
- Chuva violenta: acima de 50 mm/h
Compartilhe: