sexta-feira, julho 5, 2024
InícioPolíticaPor fraude no cartão de vacinação, Bolsonaro poderia pegar de 3 a...

Por fraude no cartão de vacinação, Bolsonaro poderia pegar de 3 a 15 anos de prisão

O inquérito da Polícia Federal indicia o ex-presidente Jair Bolsonaro por dois crimes: inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).

Advogados ouvidos pela CNN apontam que a pena para estes crimes pode ir de 3 a 15 anos de prisão, a depender dos agravantes e atenuantes.

“A pena maxima em tese é de 15 anos. A pena provável, se condenado por tudo, 3 a 5 anos. Até 4 anos é possível substituir por penas alternativas. Se superar os 4 anos de condenação, existe a possibilidade de regime semi aberto”, afirma Aury Lopes. A tese é reforçada pelos advogados Daniel Bialski e Bruno Sales.

Criminalistas, no entanto, dizem que o Ministério Público tem a prerrogativa de alterar a tipificação dos crimes, excluindo ou acrescentando novas acusações à lista original da Polícia Federal. É a chamada ‘capitulação’, que é apontar o equadramento legal dos crimes nas denúncias oferecidas à Justiça.

“Eles podem ser condenados pela somatória das penas de cada ítem do indiciamento. São quatro crimes diferentes: falsidade idológica, uso documento falso, inserção de dados falso sistema informações e associação crimonosa”, diz o criminalista Francisco Pereira de Queiroz.

O advogado Alessandro Soares, professor de Direito Constitucional, também avalia que o caso especifico de Bolsonaro poderia ter inclusos nas denúncias esses quatro crimes elencados.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui