Com o título de maior cidade do país, São Paulo abriga quase 12 milhões de moradores. É uma população superior à soma dos 2.375 menores municípios do país.
São Paulo abriga exatamente 11.895.578 moradores. Ao mesmo tempo, a soma das populações desses lugares é de 11.895.134 — essa gente toda está distribuída em 42,6% dos 5.570 municípios brasileiros, conforme mostram as estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população do Brasil em 2024.
De acordo com o IBGE, 212,6 milhões de habitantes moram no território nacional. As residências de quase 60% dos brasileiros se concentram em apenas 6% dos municípios do país — são aqueles com mais de 100 mil habitantes.
Distribuição da população do Brasil
A cidade de São Paulo é a única no país com mais de 10 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro, tem a segunda maior população do Brasil conta 6,7 milhões de moradores. O abismo populacional entre os dois maiores municípios do país é de 5,1 milhões de habitantes. É quase duas vezes o número de moradores de Brasília — a terceira maior no território nacional (2,9 milhões de habitantes).
Ao todo, o Brasil possui 15 de municípios com mais de 1 milhão de habitantes. E apenas 2 deles não são capitais — as paulistas Campinas (1,2milhão) e Guarulhos (1,3 milhão). Aos outras cidades sedes de governos estaduais faixa populacional do milhão são: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Recife (PE), Goiânia (GO), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e — a menor delas — São Luís (MA), que por 88 mil habitantes não ficou de fora.
As 27 capitais no país, aliás, abrigam 49 milhões de pessoas — ou seja: praticamente, um em cada quatro brasileiros vivem nessas cidades.