sábado, julho 6, 2024
InícioCiência e tecnologiaPonte em Baltimore desaba após batida de navio cargueiro

Ponte em Baltimore desaba após batida de navio cargueiro

A ponte Francis Scott Key em Baltimore, Maryland (EUA), desabou após ser atingida por um navio cargueiro na madrugada desta terça-feira (26). O incidente, ocorrido por volta das 1h30 no horário local (2h30 no horário de Brasília), levou ao colapso de parte da estrutura e à queda de pelo menos 20 pessoas e vários veículos no Rio Patapsco. E uma live do YouTube capturou o momento em que a ponte desaba.

Para quem tem pressa:

  • A ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA), desabou após um navio cargueiro colidir com um dos pilares. O impactou levou ao colapso da estrutura e à queda de pessoas e veículos no Rio Patapsco;
  • A transmissão ao vivo da StreamTime Live capturou o momento do desabamento. O navio envolvido, Dali, de Cingapura, estava a caminho do Sri Lanka, e a tripulação não se feriu;
  • Equipes de resgate foram acionadas para ajudar as vítimas e investigações estão em curso para esclarecer as causas do acidente.

A transmissão pertence à StreamTime Live, que também exibe locais como o Porto de Nova York e o Aeroporto Midway de Chicago. Apesar de não ter áudio do momento exato do colapso, as imagens mostram a queda da ponte. Veja abaixo:

Desabamento de ponte em Baltimore

A ponte, também conhecida como Key Bridge, tem três quilômetros de extensão e integra a rodovia 695 que circunda a cidade de Baltimore. É uma ponte levadiça que liga o centro de Baltimore ao Condado de Baltimore. Seu nome homenageia o autor do hino nacional dos Estados Unidos.

Equipes de emergência realizaram uma grande operação de resgate para auxiliar as vítimas. A temperatura da água no porto de Baltimore estava em torno de 9ºC, o que aumenta o risco de hipotermia para aqueles que caíram no rio. Equipes de mergulho e resgate foram rapidamente mobilizadas para o local para procurar e auxiliar os indivíduos afetados pelo desabamento. 

(Imagem: abriggs21/iStock)

Havia preocupações também em relação à presença de óleo diesel na água, proveniente do navio cargueiro que colidiu com um dos pilares da ponte. O navio envolvido no acidente, chamado Dali e registrado em Cingapura, mede 300 metros de comprimento e estava a caminho de Colombo, no Sri Lanka. A Synergy Marine Group, responsável pela embarcação, está investigando a causa do incidente.

Todos os membros da tripulação, incluindo os pilotos a bordo do Dali, foram localizados e estão seguros, sem relatos de feridos entre eles. As investigações sobre o acidente continuam para determinar as circunstâncias e responsabilidades envolvidas no desabamento da ponte.

Vídeos de diferentes ângulos circulam nas redes sociais, incluindo um que mostra o rescaldo do colapso, com ações de resgate em andamento. Além disso, teorias da conspiração sobre o colapso deliberado da ponte já circulam pelas plataformas. Mas, como geralmente acontece, faltam evidências que sustentem tais afirmações.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui