domingo, fevereiro 2, 2025
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Ponte de mais de R$ 200 milhões fica pronta, mas continua fechada por falta de acessos

A ponte construída sobre o Rio Araguaia, que liga o Tocantins e o Pará, segue inativa. Sua estrutura está pronta desde o ano passado, mas ainda não está em uso por causa da falta de acessos. Atualmente, a construção dos acessos está em andamento, enquanto o processo de desapropriação dos terrenos necessários se aproxima da conclusão.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o custo total da ponte supera os R$ 200 milhões. Para a construção dos acessos, será necessário um investimento adicional de quase R$ 30 milhões.

A obra tinha previsão inicial de conclusão para setembro de 2022, mas agora a expectativa é que seja finalizada no segundo semestre deste ano, ainda sem um mês específico definido.

A ponte, que tem 1,7 km de extensão, conecta as cidades de Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará. Com a liberação da ponte, espera-se um impulso significativo na logística da região, o que facilitará o escoamento da produção agrícola e beneficiará aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Com a liberação da ponte, espera-se um impulso significativo na logística da região | Foto: Roni Moreira/Agência Pará
Com a liberação da ponte, espera-se um impulso significativo na logística da região | Foto: Roni Moreira/Agência Pará
A ponte, que tem 1,7 km de extensão, conecta as cidades de Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará | Foto: Roni Moreira/Agência Pará
A ponte, que tem 1,7 km de extensão, conecta as cidades de Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará | Foto: Roni Moreira/Agência Pará





A construção da ponte

O DNIT informou que a ponte foi construída por um consórcio e que os acessos estão sendo feitos por outro. Atualmente, a ponte está com 95% dos serviços concluídos. Em agosto de 2024, o DNIT divulgou que a estrutura estava quase concluída. Faltava apenas detalhes de pavimentação, sinalização e iluminação.

“Ela ganhará trafegabilidade já em novembro de 2024”, informou o órgão, à época. Os acessos à ponte terão uma extensão total de 2,1 km, sendo 310 metros no lado paraense e 1,7 km no lado tocantinense. O DNIT informou que os projetos hidrológico e geoecológico estão em fase de aprovação, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025.

O DNIT informou que a ponte foi construída por um consórcio e que os acessos estão sendo feitos por outro | Foto: Roni Moreira/Agência Pará
O DNIT informou que a ponte foi construída por um consórcio e que os acessos estão sendo feitos por outro | Foto: Roni Moreira/Agência Pará
Atualmente, a travessia de balsa sobre o Rio Araguaia continua sendo uma alternativa | Foto: Roni Moreira/Agência Pará
Atualmente, a travessia de balsa sobre o Rio Araguaia continua sendo uma alternativa | Foto: Roni Moreira/Agência Pará





O projeto da ponte foi lançado em 2017, durante a gestão do então presidente da República, Michel Temer (MDB-SP). A ordem de serviço para a obra foi assinada pelo DNIT em abril de 2020, mas a construção enfrentou atrasos durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ponte foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Atualmente, a travessia de balsa sobre o Rio Araguaia continua sendo uma alternativa, com custos variando de R$ 5,50 para bicicletas a R$ 294 para carretas de dez eixos carregadas. Um automóvel de passeio paga R$ 25.

O tempo de travessia varia de 30 a 45 minutos, a depender do nível do rio, das correntezas e do fluxo de embarcações. A ponte possui uma plataforma de 12 metros de largura, com pista, acostamento e calçadas de 1,5 metro de cada lado.

Via Revista Oeste

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