terça-feira, novembro 26, 2024
InícioGeralPonte de Ferro é reconstruída com recursos privados no RS

Ponte de Ferro é reconstruída com recursos privados no RS

A nova Ponte de Ferro que conecta as cidades gaúchas de Lajeado e Arroio do Meio foi reconstruída em 14 dias, tempo considerado recorde pela população. A iniciativa foi liderada e custeada pela Lyall Construtora, com apoio de empresas parceiras. Uma ambulância foi o primeiro veículo a cruzar a nova estrutura. O ato ocorreu por volta das 17h15 deste domingo, 9.

A antiga Ponte de Ferro havia sido arruinada pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.

“Não conseguimos mensurar esse momento”, afirmou o diretor da Lyall Construtora, Roberto Lucchese, na celebração da nova ponte. “É como diz nossa camiseta: coragem para fazer o que tem de ser feito. Isso representa muito o povo gaúcho.”

Cerimônia da nova Ponte de Ferro teve show de fogos de artifício 

A cerimônia de abertura incluiu um show de fogos de artifício e um ato simbólico no topo do pilar central. Nesse local, moradores deixaram dez pregos a serem martelados. Isso representa o selo da união entre os dois municípios. 

“As pessoas estavam ansiosas e esperavam por esse momento”, afirmou o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, conforme noticiou o jornal A Hora. “Não podemos deixar de agradecer aos envolvidos. Depois de 30 e poucos dias, hoje já temos algo mais concreto.”

Para o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, “a conexão gera fluxo de veículos e uma mensagem para o Brasil inteiro”. 

A finalização da Ponte de Ferro ajuda no transporte e mobilidade dos moradores. Além disso, contribui para a economia local. De acordo com o prefeito de Bom Retiro do Sul (RS), Edmilson Busatto, o momento é histórico e faz jus à chamada Ponte da Reconstrução. 

Deputado Marcel Van Hattem comemora reconstrução de ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) também comemorou a reconstrução da ponte. Ele parabenizou a iniciativa privada, que conseguiu propiciar o que ele chamou de “grande vitória em tão pouco tempo”. 

“Aos poucos, com a união de todos os gaúchos e a solidariedade de todos os brasileiros, colocaremos o Rio Grande de pé novamente”, escreveu Van Hattem, nas redes sociais.

Ainda que a obra esteja concluída, a liberação da ponte para veículos leves ainda depende do município de Lajeado. A prefeitura da cidade precisa instalar semáforos para melhorar o acesso. 

Leia também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui