O vereador Elias Junior (Republicanos), de Aguiarnópolis (TO), filmou o momento em que a ponte que liga os Estados do Tocantins e do Maranhão desabou, no domingo 22.
O parlamentar estava denunciando a precariedade da via, que apresentava rachaduras. Quando, de repente, a pessoa que o acompanhava o alertou para sair do local porque o chão estava se abrindo. Eles conseguiram sair a tempo, antes que a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira caísse.
“Se meu amigo não estivesse ali, talvez eu não estaria aqui conversando com você”, disse Elias Junior, em entrevista ao portal UOL. “Deus nos deu um livramento.”
“Ponte era alvo de reclamações”
Ele ainda disse que a ponte era alvo de reclamações frequentemente. “A ponte tem mais de 60 anos, e a gente sempre mostra a estrutura precária”, disse. “Fomos lá hoje para cobrar os órgãos competentes.”
A ponte liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O local integra a Rodovia BR-226, um dos trechos da estrada Belém–Brasília.
Pelas redes sociais, o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), disse ter recebido com “tristeza” a informação sobre o desabamento da estrutura.
“Tivemos vítimas”, declarou. “Falei com o prefeito Wanderly Leite, nosso companheiro de Aguiarnópolis (TO). Ele disse ter perdido uma pessoa da cidade. Caíram veículos e motocicletas lá.”
Corpo de Bombeiros foi acionado
Barbosa disse ter acionado o Corpo de Bombeiros, além de um quartel e mergulhadores de Palmas. “O local tem uma profundidade acima de 50 m e com grau de dificuldade grande”, afirmou.
“Mergulhadores de Palmas foram acionados para ir e troquei mensagem com o ministro dos Transportes, que vai decretar estado de emergência para reparação da ponte. Temos que cuidar, agora, das pessoas e das vítimas que caíram nesse terrível acidente”, acrescentou.
Pelo seu perfil oficial no Twitter/X, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a “interdição total” da BR-226 na área do Tocantins. O comunicado foi publicado neste domingo.
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para interdição total na BR-226/TO, na ponte sobre o Rio Tocantins”, declarou. “O vão central da ponte que liga as cidades de Estreito/MA e de Aguiarnópolis/TO, com 533 metros de extensão, cedeu nesta tarde.”
O ministro de Lula também destacou que equipes da autarquia “estão se deslocando para o local com o objetivo de avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”.