sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaPolicial corre para não ser atropelado por Tesla no automático

Policial corre para não ser atropelado por Tesla no automático

A câmera corporal de um policial capturou o momento em que ele saiu correndo para não ser atropelado por um carro da Tesla – que, segundo o motorista, estava com um modo de assistência de direção (leia-se: piloto automático) ativado. Por sorte, ninguém ficou gravemente ferido.

Tesla no automático atropela investigação de acidente…literalmente

  • Uma câmera corporal de um policial capturou o momento em que ele teve que correr para evitar ser atropelado por um Tesla com o modo de assistência de direção ativado. O incidente ocorreu em Fullerton, na Califórnia, durante uma investigação de outro acidente. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido;
  • O acidente aconteceu após a meia-noite, quando policiais investigavam um acidente no qual um motociclista morreu. Segundo os policiais, o motorista do Tesla tinha ativado um modo de assistência de direção e estava distraído com o celular. Por isso, não viu as sinalizações na rua e bateu na viatura da polícia, que estava vazia;
  • A emissora KCAL News divulgou imagens capturadas pela câmera do policial e uma câmera de segurança. O sargento Ryan O’Neil, do Departamento de Polícia de Fullerton, contou que a viatura estava com as luzes acesas e havia sinalizações visíveis na rua;
  • Acidentes envolvendo carros da Tesla com modo de assistência de direção não são raros nos EUA. A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA investigou a Tesla em 2021 devido a batidas entre carros da fabricante e veículos de emergência. Em 2023, o órgão concluiu as investigações e exigiu que a Tesla atualizasse o software de dois milhões de carros.

O acidente ocorreu em Fullerton, na Califórnia (EUA), nesta semana. O policial atendia a outra ocorrência de acidente quando viu o carro da Tesla vindo em sua direção em alta velocidade. Após o policial sair do caminho, o Tesla bate na sua viatura.

A reportagem veiculada pela emissora KCAL News mostra imagens capturadas pela câmera acoplada ao uniforme do policial e pela câmera de segurança de uma casa. Assista abaixo:

Tesla no automático causa acidente em atendimento da polícia a outro acidente

O acidente ocorreu pouco depois da meia-noite. Policiais estavam no local investigando a ocorrência de outro acidente, no qual um motociclista morreu. Enquanto esperavam pelas equipes de limpeza e direcionavam o tráfego – com sinalizações bem visíveis, diga-se – o Tesla apareceu.

Segundo os policiais, o motorista do carro elétrico tinha colocado o veículo num dos modos de assistência de direção (não se sabe se Autopilot ou Full Self-Driving) e não teria visto as sinalizações nem os policiais por estar distraído com seu celular.

“A viatura estava com as luzes acesas,” disse o sargento Ryan O’Neil, do Departamento de Polícia de Fullerton, à emissora. “Havia sinalizações na rua e o policial notou o veículo [Tesla] vindo numa velocidade considerável.”

Por sorte, o policial conseguiu sair do caminho do carro elétrico a tempo. E a viatura estava vazia no momento da batida.

Acidentes envolvendo carros da Tesla no automático não são raros

Tesla Model S bateu na traseira de um caminhão de bombeiro, na área da baía de São Francisco; acidente foi fatal (Imagem: Culver City Firefighters)

Essa não é a primeira vez que um carro da Tesla com modo de assistência de direção ativado se envolve num acidente nos EUA. Aliás, não é a primeira vez que um veículo da empresa (no automático) bate numa viatura.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA abriu uma investigação sobre a Tesla em 2021, após registros de batidas entre carros da fabricante – com algum modo de assistência de direção ativado – e veículos de emergência.

A investigação terminou em 2023, com a NHTSA forçando a Tesla a emitir atualizações de software para dois milhões de seus carros. Agora, o órgão regulador pondera se essa medida foi suficiente para resolver o problema.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui