Sete policiais federais brasileiros irão reforçar a segurança na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontece nesta sexta-feira, 26. Eles estão entre os 1.800 agentes de 44 países que vão atuar no “perímetro vermelho”, ao longo do rio Sena, no entorno da cerimônia.
Na última quinta-feira, 25, os agentes federais Alexandre Gutemberg, de Belém (PA), e Heron Bambirra, de São Paulo (SP), foram homenageados pelo ministro do Interior da França, Gérald Darmanin.
De acordo com a Folha de S. Paulo, ele agradeceu à “legião estrangeira” olímpica. Darmanin é o responsável pela segurança pública na França e elogiou a presença dos policiais estrangeiros.
Preparativos e segurança reforçada para os jogos
Perguntado sobre os preparativos, Darmanin afirmou ao jornal: “De fato, estamos prontos, e temos o efetivo necessário, de polícia, militares e bombeiros, o esquadrão antiminas, e nossos amigos dos países parceiros, que vêm nos ajudar”.

Ele comemorou os dois primeiros dias de Olimpíadas sem problemas graves e destacou que foram “dias encorajadores, sem nenhum incidente maior.”
Darmanin ressaltou ainda a importância de manter a vigilância: “Estamos muito em alerta, mas não devemos descartar a possibilidade de que alguém que não esteja em uma organização terrorista queira agir de forma individual.”
O ministro destacou a presença de 45 mil agentes de segurança em Paris.
Participação brasileira e incidentes controlados
Os policiais brasileiros estão há uma semana em Paris. Bambirra relatou que já ajudou a polícia francesa a prender um suspeito de furto próximo a uma grande loja de departamentos.