sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaPolícia suspeita que vereador tenha sido morto por questão política

Polícia suspeita que vereador tenha sido morto por questão política

A Polícia Civil de Alagoas investiga desde a quinta-feira 22 o assassinato do vereador por Olho D’Água Grande, José Erlânio Firmiano, de 44 anos.

O parlamentar era conhecido politicamente como Nando da Ponta da Serra e estava filiado ao Solidariedade. O político foi morto na zona rural, em uma localidade conhecida como Povoado Malícia, a 46,3 km de distância de Arapiraca (AL), principal cidade da região.

Conforme o delegado Edberg Oliveira, que comanda a 4ª Delegacia Regional de Polícia de Arapiraca, a Polícia Civil alagoana determinou como prioridade as apurações do caso. 

Nesse sentido, o setor destacou equipes da Delegacia Geral e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil para auxiliar nas investigações.

Vereador estaria fazendo serviço de terraplanagem

Segundo informações preliminares, o vereador, juntamente com um operador de máquina, realizavam um serviço de terraplanagem na zona rural quando o criminoso, em uma motocicleta, se aproximou e disparou várias vezes com uma arma de fogo.

Carros da Polícia Civil do Estado de Alagoas
Polícia Civil diz que apuração é prioridade e considera diversas hipóteses | Foto: Divulgação/Márcio Ferreira/Polícia Civil de Alagoas

As autoridades disseram haver várias hipóteses para o motivo do crime. No entanto, evitaram quaisquer especulações, até porque consideram o depoimento da vítima que sobreviveu como fundamental no processo de apuração.

O vereador Nando da Ponta da Serra morreu no local, enquanto o operador recebeu socorro e está em estado grave. O sobrevivente do atentado foi levado ao Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

Nando tinha quatro filhos. Natural do município de Porto Real do Colégio, interior de Alagoas, assumiu o mandato como vereador em 2021.

Junqueiro também registra possível crime político

Deputado que cobra investigação e o carro da vítima: crime político
O deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas) ainda cobra solução para o caso | Foto: Reprodução/Redes sociais

Em menos de três meses este é o segundo assassinato no interior do Estado de Alagoas. Desavenças políticas seriam o motivo.

Em junho, o deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas) cobrou da Assembleia Legislativa investigação de um crime ocorrido na cidade de Junqueiro. Segundo o parlamentar, críticas à gestão municipal teriam sido a razão para o assassinato de Adriano Farias, que trabalhava como blogueiro.

Farias morreu dentro de um carro Volkswagen de cor vermelha, às margens de uma rodovia em Junqueiro. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. 

O atual prefeito de Junqueiro é Leandro Silva (PTB), que se defende dizendo que adversários querem transformar a morte do blogueiro em fato político.

Veja também

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui