quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioGeralPolícia Federal executa extradição ao Brasil

Polícia Federal executa extradição ao Brasil

O Brasil executou, neste domingo, 25, a extradição do traficante paraguaio Rodrigo Alvarenga Paredes, de 36 anos. A ação ocorreu sob condução da Polícia Federal (PF).

De acordo com o órgão brasileiro, Paredes, que se apresentava no Paraguai como empresário, é suspeito de liderar uma organização criminosa que teria enviado 17 toneladas de cocaína para a Europa. Essas movimentações teriam gerado cerca de R$ 3,85 bilhões aos traficantes.

Paredes estava preso no Paraguai desde março do ano passado. Na ocasião, ele foi alvo da Operação Hinterland.

Sob escolta de agentes da PF, Paredes desembarcou no Aeroporto de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. As autoridades responsáveis pelo caso levaram o traficante paraguaio foi para o sistema prisional do Rio Grande do Sul.

Ele, contudo, não seguirá em presídio gaúcho por muito tempo. Conforme a Polícia Federal, a transferência de Paredes para o sistema penitenciário nacional ocorrerá no decorrer dos próximos dias.

“A Polícia Federal ainda aguarda a extradição de outro estrangeiro investigado na Operação Hinterland, de origem albanesa e preso em Dubai”, afirma a PF, em nota oficial. “Responsável pela distribuição da cocaína no continente europeu.”

avião com traficante paraguaio
Traficante saiu do avião diretamente para um presídio em Caxias do Sul (RS) | Foto: Divulgação/PF

Prisão e acusações contra o traficante paraguaio

A prisão de Paredes ocorreu em um hangar na cidade de Luque. Segundo a Secretaria Nacional de Drogas (Senad) do Paraguai, ele é o líder local da organização criminosa. Além disso, recaem sobre ele acusações de ser o responsável por adquirir drogas da Bolívia e da Colômbia e enviá-las ao Brasil.

Leia mais:

De acordo com a Senad, Paredes possuía empresas nos setores financeiro e agrícola, utilizadas como fachada para suas atividades ilícitas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Depois da prisão, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de luxo do traficante, localizada no bairro Los Laureles, na capital, Assunção.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui